Encerrada a votação no Brasil, apuração pode ser acompanhada em tempo real

Terminada a votação deste domingo (2), às 17h do fuso-horário de Brasília, começou a apuração dos votos nas seções eleitorais para enviar os resultados para serem totalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A contagem e o resultado das Eleições 2022 podem ser conferidos no Portal do TSE ou pelo aplicativo Resultados, criado pela Justiça Eleitoral e disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play.

As consultas podem ser feitas a partir de pesquisa pelo nome da candidata ou candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informa também os candidatos eleitos ou aqueles que vão disputar o segundo turno. Também é possível verificar os índices de comparecimento e abstenção de cada estado, a quantidade de votos válidos, em branco e nulos e o número de seções totalizadas.

Pelo menos cinco horas antes de encerrar a votação no Brasil, já era possível conferir os resultados no exterior, onde a votação já havia sido encerrada. Segundo a TSE, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior neste ano, um número 39,21% superior em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais.

Os resultados prévios, compartilhado nas redes sociais, são feitos a partir da fotos dos Boletins das Urnas (BUs), documentos impressos pelas urnas eletrônica no encerramento de cada sessão. A contagem vale apenas para o cargo de presidente. 

De acordo com os dados divulgados via Boletim das Urnas, Luis Inácio Lula da Silva saiu na frente na maioria dos colégios eleitorais no exterior onde a apuração já foi encerrada, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, França, Bélgica e Dinamarca. Jair Bolsonaro ganhou em Israel. Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre os Estados Unidos.

Fonte: AcheiUSA