EUA enviam nono avião com brasileiros deportados

Chegada de avião fretado pelos EUA em Confins (BH). Imagem: reprodução\TV Globo.

Mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, nesta segunda-feira, 16. Esta será o nona viagem que traz 64 pessoas. O último foi na segunda-feira, dia 9, com 42 brasileiros.

De acordo com a assessoria da BH Airport, concessionária que administra o terminal, elas vão desembarcar às 13h30 (horário local) no aeroporto de Confins.

Retomada dos voos em massa

Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte o primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. O desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

Até 2017, quando foi assinada a continuidade das deportações em massa para o Brasil pelo governo Temer, o governo brasileiro recusava esse tipo de deportação, por entender que os casos dos brasileiros deveriam ser estudados individualmente.

E em 2019, os governos do Brasil e dos Estados Unidos entraram em acordo sobre a deportação de migrantes indocumentados pegos na fronteira tentando entrar ilegalmente e os voos foram retomados.

Os aviões são fretados pela U.S. Immigration and Customs Enforcement e segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é de inteira responsabilidade do governo estadunidense.

Dos mais de 700 brasileiros que já foram deportados desde outubro, diversos relataram momentos de agonia que passaram nos centros de detenção de imigração enquanto aguardavam a deportação.

“O que eu penso a partir de agora é voltar para a luta de novo, para o mototáxi, fazer entrega de pizza. É o que tem, serviço sem ser de carteira assinada, porque a nossa situação não tá fácil, na região falta emprego. E a viagem [de volta] é muito ruim porque a gente não tem liberdade de ir no banheiro. Eles deram dois lanches pra nós em 14 horas de viagem, um sanduíche gelado, uma maçã e umas batatinhas. A gente vem como bandidos, a verdade é essa”, disse Breno Coelho, que tentou entrar nos EUA pela fronteira com o México no famoso método “cai-cai” (esquema em que o imigrante se entrega às autoridades dos Estados Unidos durante a travessia. Se tiver sorte, fica em território estadunidense em liberdade, enquanto responde ao processo).

Junto com a esposa e a filha de 5 anos em janeiro, Breno decidiu arriscar depois de ficar meses desempregado na cidade do interior de Minas para onde retornou em fevereiro. Com informações da CBN.

O post EUA enviam nono avião com brasileiros deportados apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News