Exposição de Sebastião Salgado em cartaz no Sesc Pompeia

Após passar por Paris, Roma e Londres, a exposição “Amazônia” do fotógrafo Sebastião Salgado ficará em cartaz em São Paulo até 10 de julho. Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, a mostra que já está sendo exibida no Sesc Pompeia contém cerca de 200 imagens que são fruto de sete anos de trabalho do artista na Amazônia brasileira.

Além das fotografias, há sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados atualmente para a sobrevivência na floresta. “A exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, ressalta Sebastião.

A curadora acrescenta que a exposição é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a necessidade de proteger os povos indígenas e o ecossistema. “Ao projetar Amazônia, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, destaca Lélia.

A exposição apresenta ainda espaços com projeções de fotografias: são paisagens florestais musicadas pelo poema sinfônico “Erosão – Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, e retratos de populações indígenas, com composição especial de Rodolfo Stroeter.

Depois de ser apresentada em São Paulo, a exposição segue para o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, onde ficará de 19 de julho a 29 de janeiro de 2023.

Prepare-se para esperar: no sábado (19) à tarde, a fila de espera era de cerca de 1h30.

Serviço

Onde? Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia

Continua após a publicidade

Quando? De terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Quanto? Grátis

Atenção: Para acessar as unidades do Sesc no estado de São Paulo, todas as pessoas com mais 5 anos de idade devem apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 e documento com foto. Crianças de 5 a 11 podem apresentar comprovação de apenas uma dose da vacina, mas quem tiver mais de 12 anos já deve ter tomado as duas doses ou a dose única.

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo