Felipe Neto faz críticas a Bolsonaro e Trump em vídeo para o NY Times

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, em um vídeo divulgado na quarta-feira, 15, no canal de Youtube oficial do jornal The New York Times, o youtuber Felipe Neto faz duras críticas aos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, principalmente nas decisões tomadas por ambos no combate à pandemia do novo coronavírus.

“Nesse momento, vocês estão nos liderando para o abismo”, afirma o jovem que conta com 38 milhões de seguidores em seu canal oficial.

“Os americanos podem pensar que ninguém está lidando com o coronavírus pior do que o presidente Trump. Mas @felipeneto diz que o presidente Jair Bolsonaro do Brasil é muito, muito pior”, descreve o jornal na apresentação do vídeo pelo Twitter.

Na verdade, a gravação trata-se de um “op-ed” – abreviatura de opposite editorial page, o termo em inglês que descreve uma opinião dissociada da visão do jornal, mas que é tornada pública por aquele veículo como forma de incentivar debates, comuns no Brasil em colunas de opinião ou no papel de comentaristas, explica o Correio Braziliense.

O que Felipe Neto fala no vídeo?

Ao longo do vídeo de pouco mais de seis minutos, Felipe faz uma série de comparações entre os líderes e diz que, apesar de “muitos dizerem que Trump é o pior líder de Estado no mundo democrático”, Bolsonaro faria Donald Trump parecer o Patch Adams, “médico-palhaço” eternizado nas telonas por Robin Williams em O amor é contagioso.

Neto comparou os presidentes, inclusive no que se refere ao uso da hidroxicloroquina, medicamento de eficiência não comprovada contra a covid-19, mas amplamente recomendado por Bolsonaro.

“Ambos são obcecados por um medicamento que não tem evidências de eficácia contra a doença” e acrescentou, “a coisa está tão feia que até o Donald Trump admite que nós não estamos numa boa situação”, se referindo a uma fala do presidente norte-americano de junho deste ano, quando ele disse que, se repetisse nos EUA o que está sendo feito no Brasil, a tragédia da pandemia seria bem maior.

Por fim, o Youtuber destaca que a amizade entre Bolsonaro e Trump é crucial para que o brasileiro mantenha a popularidade. E pede para que os americanos não reelejam Trump nas próximas eleições, previstas para novembro deste ano.

“Trump chama o Bolsonaro de ‘um bom amigo’. Essa amizade é crucial para que Bolsonaro retenha sua popularidade. Ele legitima o Bolsonaro. Vocês são líderes em mortes por covid-19, e, nesse momento, vocês estão nos liderando para o abismo. O seu presidente tem pequenos clones operando em todo o mundo. Nós somos suas vítimas. Então se você estiver se perguntando o que pode fazer para ajudar o Brasil a lidar com o nosso lunático: por favor, não reelejam o lunático de vocês. Este mês de novembro, vote para tirar o Trump da Casa Branca”, concluiu.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Felipe Neto faz críticas a Bolsonaro e Trump em vídeo para o NY Times apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News