Insituto Inhotim inaugura galeria dedicada à Yayoi Kusama

Maior centro de arte contemporânea do mundo, o Insituto Inhotim em Brumadinho vai inaugurar a sua vigésima galeria permanente, dedicada à Yayoi Kusama. Com abertura prevista para o dia 16 de julho, o novo prédio receberá duas instalações imersivas da artista plástica japonesa, conhecida por suas obras coloridas e repletas de círculos: Aftermath of Obliteration of Eternity (2009) e I’m Here, But Nothing (2000).

Fachada da Galeria Yayoi Kusama_Foto__2023 (10) (1)
A Galeria Yayoi Kusama se junta às outras 19 instalações permanentes de Inhotim (Ícaro Moreno/Divulgação)

As obras

Aftermath of Obliteration of Eternity, que significa algo como “consequências da eliminação da eternidade”, foi produzida por Yayoi Kusama em seu 80º aniversário e trata de questões relacionadas à espiritualidade e ao mundo finito. A proposta da instalação é que o espectador entre em um universo completamente diferente do “mundo exterior”. A obra é formada por espelhos e lanternas, criando uma miragem contínua que vai esmaecendo à medida em que o visitante se afasta. As lanternas foram inspiradas na cerimônia budista Tōrō Nagashi, que homenageia ancestrais.

Yayoi Kusama_Aftermath of Obliteration of Eternity, Inhotim
Aftermath of Obliteration of Eternity significa, em tradução livre, “consequências da eliminação da eternidade” (Bellagio Gallery of Fine Art in Las Vegas/Divulgação)

Já a instalação I’m Here, But Nothing se assemelha à sala de uma casa, composta por sofá, televisão, mesa, cadeiras, porta-retratos e tapetes. O ambiente é iluminado por luz negra e pontinhos brilhantes e coloridos forma presente na maioria dos trabalhos de Kusama. Seguindo o conceito da artista, a obra pode ser percebida como uma dissolução do espectador no próprio ambiente. O título da obra, “Estou Aqui, Mas Não Há Nada“, em tradução para o português, sugere essa percepção de solidão e incompletude.

I’m Here, But Nothing, Yayoi Kusama, Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil
Os pontos fluorescentes estão, na verdade, colados sobre os objetos e paredes na sala (Daniel Mansur/Divulgação)

Aftermath of Obliteration of Eternity e I’m Here, But Nothing são novidade no Insituto Inhotim, mas o centro de arte contemporânea já expunha uma terceira obra de Kusama, o Narcissus Garden (Jardim de Narciso, em tradução livre). São 750 esferas de aço inoxidável sobre um espelho d’água que se comportam como “um tapete cinético”: sua posição varia conforme o vento. A obra fica no terraço do Centro de Educação e Cultura Burle Marx.

obra nacisius garden inhotim
Obra faz referência ao mito de Narciso, que se encanta pela própria imagem refletida na água (Pedro Motta/Divulgação)

Resolva sua viagem aqui

A galeria

A Galeria Yayoi Kusama terá quase 1.500 m² e ficará no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa. O jardim do edifício principal terá bromélias verdes, amarelas e avermelhadas que possuem círculos naturais em suas folhas, fazendo referência à marca registrada da artista. No entorno da galeria, bancos de madeira permitirão que os visitantes contemplem a paisagem, o projeto arquitetônico e descansem as pernas das longas caminhadas exigidas para circular por Inhotim.

Continua após a publicidade
Fachada da Galeria Yayoi Kusama_Foto_Ícaro Moreno_2023 (7)
O Jardim Botânico do Inhotim é composto por mais de 4,3 mil espécies (Ícaro Moreno/Divulgação)

Serviço

Onde? O Instituto Inhotim fica no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.

Quando? A Galeria Yayoi Kusama será inaugurada no dia 16 de julho. De terça a sexta-feira, o museu funciona das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h30 às 17h30.

Quanto? A entrada inteira custa R$ 50. Há meia-entrada de R$ 25 válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros do instituto. Crianças de até cinco anos não pagam.

Leia tudo sobre Minas Gerais

Busque hospedagem em Brumadinho pela Booking

Busque hospedagem em Brumadinho pelo Airbnb

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo