Pular para o conteúdo

Itaipu entra para o Guinness como maior produtora de energia elétrica do mundo

Ícone de fechar alerta de notificações

Ícone de fechar alerta de notificações

Estoque de energia da usina de Foz do Iguaçu seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 43 dias e 17 horas

Por Da Redação Atualizado em 7 dez 2024, 18h34 – Publicado em 7 dez 2024, 18h00

Usina Hidrelétrica Itaipu, Foz do Iguaçu
O rio Paraná abastece a Usina Hidrelétrica de Itaipu (Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional/Reprodução)
Continua após publicidade

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, que pertence ao Brasil e ao Paraguai, conquistou o título de “Maior produção acumulada de energia hidrelétrica”, concedido pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, no dia 1 de novembro. A certificação contempla a produção de Itaipu entre maio de 1984, quando entrou em operação a primeira unidade geradora, até outubro de 2024.

Nesse período, a hidrelétrica gerou 3,038 bilhões de megawatts-hora (MWh), marca que nenhuma outra usina no mundo alcançou. Com essa energia acumulada seria possível abastecer o mundo inteiro por 43 dias e 17 horas, o Brasil por 4 anos, 8 meses e 14 dias e o Paraguai por 137 anos, 7 meses e 10 dias.

A concessão do título ocorreu após um estudo detalhado, verificação de documentos e consulta a especialistas do setor elétrico. É a segunda vez que a usina é reconhecida no Guiness Book: a hidrelétrica já foi destacada como o objeto mais caro do planeta, com valor avaliado em US$ 27 bilhões.

A Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Leia tudo sobre Foz do Iguaçu

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

  • Relacionadas

Resolva sua viagem aqui

Publicidade


Fonte: Viagem e Turismo