Jurerê: as novidades e os clássicos da praia mais famosa de Floripa

Jurerê está de roupa nova para o verão. E também em obras. Tudo começou com um rebranding ao final de 2021. Na tentativa de se tornar mais “inclusiva”, descontinuou o “Internacional” do nome, criado há décadas para se diferenciar da vizinha Jurerê Tradicional, e agora virou apenas “Jurerê In_”: “incomparável, incomum, instagramável”, um lugar de gente “inquieta e inventiva”, anuncia o site.

Na esteira, várias obras estão acontecendo. Na altura do Open Shopping, no trecho que vai da Avenida dos Búzios até o mar, foi posto abaixo toda uma alameda de lojas e contêineres com lanchonetes para dar lugar a um novo prédio residencial que deve ficar pronto em três anos. Com a instalação de tapumes para as obras, formou-se um corredor que deu mais destaque aos cafés, lojas e restaurantes que ocupam a fachada ativa do resort Il Campanario. O bacana foi que todos aqueles empreendimentos que ocupavam a alameda acabaram sendo deslocados para mais próximo da praia. Ali foi colocado um palco para shows, um parquinho infantil e uma estrutura de madeira de dois andares para abrigar uma grande praça de alimentação ao ar livre. Dois restaurantes, o italiano Olivia Cucina e o japonês Noma, completam o cardápio. Nos próximos dias deve surgir um bar de ostras e está formado o Plataforma Lounge. Bem astral.

Jurerê
Plataforma Lounge: o novo hub de entretenimento de Jurerê In_. FB/Arquivo pessoal

Dali você está a um pulo do Passeio dos Namorados, que corre paralelo ao mar e margeia, de uma lado, a vegetação de restinga e, do outro, os fundos das mansões. O percurso é delicioso para bater perna e agora foram colocados alguns pergolados e poltronas de cimento. A praia ainda é uma das melhores do norte da ilha para se caminhar no fim de tarde, mas nos últimos anos ela vem enfrentando a mesma situação que atingiu a vizinha Canasvieiras e, no continente, Balneário Camboriú: o mar tem avançado cada vez mais, o que deixa a faixa de areia cada vez mais estreita. Os próximos dias, com a superlotação do verão, serão a prova de que há pouca areia para tanta gente. Não bastasse a estreiteza da orla, os caminhantes precisam de cuidado redobrado para não levar uma bolada de quem – hello! – ainda insiste no frescobol e no futebol em área tão diminuta.

Jurerê
Passeio dos Namorados: o melhor footing do bairro. FB/Arquivo pessoal

É muito provável que em 2024 os cerca de 3 quilômetros de Jurerê sejam uma outra praia. Os planos para 2023 é o engordamento da faixa de areia, o mesmo que aconteceu em Canasvieiras em 2020: a praia da ilha mais amada pelos argentinos foi de 10 metros de largura para 45 metros (veja aqui uma foto do antes e o depois)! Outra praia que deve passar por um alargamento nos primeiros dias de janeiro é o canto sul de Ingleses, onde há trechos próximos às dunas já sem praia.

Jurerê
Tudo indica que no verão de 2024 a praia será outra. FB/Arquivo pessoal

Enquanto isso, o Open Shopping continua sendo um lugar bastante agradável para um sorvete no fim de tarde, ainda mais com as cadeiras e mesas convidativas e as diversas lojas. Na beira da praia, a badalação é garantida nos beach clubs 300 Cosmo, Ammo Beach e Donna. O P12, no fim da orla já na divisa com a Praia do Forte, segue com as festas mais bombadas e o line up deste verão já tem confirmados Alok, Jorge e Matheus, Anitta, Raça Negra e Silva.

Jurerê
Open Shopping: agradável ponto de encontro a céu aberto. FB/Arquivo pessoal
Jurerê
Ammo Beach: no lugar do badalado Taiko, um clube de praia com o mesmo DNA. FB/Arquivo pessoal
Continua após a publicidade

Jurerê Tradicional

A esticada até Jurerê Tradicional também é muito oportuna – elas são uma continuação uma da outra –, principalmente no trecho mais próximo da Estrada Geral. Prédios muito modernos não param de subir por ali. No térreo de um deles abriu há poucos meses a Monte Pelmo, filial de uma sorveteria dos Ingleses.

Na esquina seguinte, a cafeteria Ovo vende um ótimo pão de queijo. Logo em frente, o Wine&Coffee recebe shows intimistas de piano, violão e voz. Tem ainda o Lucila Bistrô e alguns outros estabelecimentos com mesas na calçada. Para o almoço, o endereço infalível é a Nice, o bufê mais famoso de toda Jurerê que abre diariamente para o almoço (feijoada aos sábados e frutos do mar no domingo).

Quem busca hospedagem por lá as opções são o Il Campanario Villaggio Resort, que fica no buxixo do agora In, e o Jurerê Beach Village, que fica no Tradicional, tem saída direto na praia e acaba de inaugurar um novo restaurante português, o Fajã. Também pé na areia e com apartamentos de diversas categorias é a aconchegante Pousada dos Sonhos.

Reserve hospedagem em Florianópolis

Leia tudo sobre Florianópolis

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo