Lula chega à China com foco em acordos comerciais e paz na Ucrânia

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou nesta quarta-feira (12) em Xangai, na China, após cerca de 28 horas de viagem. No aeroporto, ele posou para fotos ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e membros da comitiva do governo brasileiro, que conta com 26 parlamentares, entre eles o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. No vídeo, enviado ao AcheiUSA pelo Conselheiro de Comunicação da Presidência do Brasil nos EUA, Eliseu Castanho, é possível ver a recepção calorosa que Lula e Janja receberam na chegada à China.

Durante a visita, o governo brasileiro deve assinar pelo menos 20 acordos bilaterais com os chineses. A viagem de Lula, adiada em março por motivos de saúde, visa revitalizar as relações com o maior parceiro comercial do Brasil após quatro anos de relativo isolamento do país durante a gestão de Jair Bolsonaro.

A agenda de Lula começa na quinta-feira (13) com a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff, que recentemente assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, Brics — sigla formada pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, sediado em Xangai. Depois, Lula deve visitar a fábrica da gigante de tecnologia chinesa Huawei na cidade.

Na sexta-feira, Lula tem encontro marcado com o presidente Xi Jinping, em Pequim, onde pretende convencer o líder chinês a formar um grupo de nações para mediar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, uma iniciativa que entre os líderes ocidentais só foi bem recebida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

No sábado Lula retorna ao Brasil, fazendo uma parada em Abu Dhabi, onde deve se reunir com investidores.

The post Lula chega à China com foco em acordos comerciais e paz na Ucrânia appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA