Mineiros são pegos em esquema de documentos falsos para visto para os EUA

Três mineiros de Governador Valadares foram pegos tentando obter o visto para os Estados Unidos com documentos falsos no Consulado americano no Rio de Janeiro. Eles pagaram cerca de US$ 13 mil cada um a um quarto integrante no esquema.

Na tarde da última quinta-feira, 6, oficiais do Consulado desconfiaram da documentação apresentada por José Carlos de Sousa, 32 anos; Francisco Dione Gonçalo, 24; e Diego Bartolomeu Assis, 22, e chamaram a polícia.

Agentes da 5ª Delegacia de Polícia do RJ foram até a agência e confirmaram a fraude, dando voz de prisão aos três solicitantes, que admitiram à polícia que pagaram US$ 13 mil cada um pelos documentos.

Entre os documentos falsificados estavam contracheques e declarações de imposto de renda. Os três confessaram que pagariam, cada um, $13 mil para a obtenção do visto, e que pretendiam morar ilegalmente no país.

Taxas para visto de estudante nos EUA ficam mais caras

O responsável por arranjar toda a documentação, Merques Rosemberg de Carvalho, 29, aguardava o trio do lado de fora e também foi preso.

De acordo com a Polícia Civil, Carvalho não resistiu à prisão, mas um outro comparsa, identificado como Bruno Torres Ramos, conseguiu fugir. Todos são de Governador Valadares.

Os três solicitantes vão responder por uso de documento falso, enquanto Merques e Bruno responderão pela falsificação do documentos.

Visto para os EUA

O Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, assim como qualquer outro órgão do governo americano, instrui a todos os cidadãos que desejam obter um visto para entrar no país, para que o façam da maneira correta, com documentos verdadeiros que atestam a idoneidade do solicitante.

Geralmente são solicitadas cópias do contracheque e do extrato bancário, e também comprovante de trabalho e outros que demonstrem o vínculo com o Brasil.

Além disso, o órgão salienta que é necessário comprovar financeiramente as condições com o custo da viagem, seja de turismo, estudante, trabalho, etc.

Leia mais sobre visto para os EUA em

“Novo” visto temporário de trabalho para brasileiros nos EUA não existe, esclarece advogada

Mais pessoas ficam com visto vencido do que entram ilegalmente nos EUA, diz estudo

Brasil libera visto para turistas dos EUA, Japão, Austrália e Canadá

O post Mineiros são pegos em esquema de documentos falsos para visto para os EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News