Ministérios dos dois países e Embratur promoverão debates para o desenvolvimento do segmento, com ações para desburocratização de processos e estímulo ao fluxo de turistas entre os países
O desenvolvimento do Turismo Fluvial entre Brasil e Paraguai foi a pauta central do encontro, realizado nesta terça-feira (02), em São Paulo, entre o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, o ministro do Turismo do Brasil, Marcelo Álvaro Antônio e a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara. O potencial do continente para o segmento foi destacado pelas autoridades e a ideia é a criação de um grupo de trabalho conjunto para avançar no tema.
A criação do grupo de trabalho, que deverá contar com a participação de instituições públicas ligadas ao trânsito fronteiriço, partiu do ministro Marcelo Álvaro Antônio que considera importante ampliar o diálogo para o melhor aproveitamento do potencial fluvial da região para o turismo. “Temos muito interesse em trabalhar juntos para desenvolver o grande potencial do continente neste segmento. A equipe de trabalho conjunta encontrará o melhor caminho e contribuirá para fortalecer as relações entre os países. A Embratur está à disposição”, enfatizou.
O presidente interino da Embratur destacou a criação de diretrizes especiais para facilitar a imigração nas rotas turísticas fluviais na região, incluindo a Argentina, já que o potencial fluvial se estende entre os três países, pelos rios Paraná e Iguaçu. “A criação e o desenvolvimento de produtos turísticos na região vai estimular o fluxo internacional de viajantes entre os dois países pelas vias fluviais e movimentar as economias locais. O turismo e a indústria da paz, capaz de promover encontros entre países e povos irmãos. O objetivo da aproximação é criar uma área de integração, com foco na sustentabilidade”, analisa Leônidas Oliveira.
A ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara se mostrou confiante no avanço da pauta com a aproximação entre os dois países já que, segundo ela, será a primeira vez que uma equipe conjunta entre Brasil e Paraguai será criada para debater o Turismo Fluvial.
A formalização da equipe de trabalho e o início das tratativas devem acontecer durante o Encontro dos Ministros do Mercosul, nos 25 e 26 de abril, em Porto Iguaçu, na Argentina. A reunião de alinhamento aconteceu durante a WTM Latin America 2019, importante feira do setor que se estende até quinta-feira (04), na capital paulista.
Fonte: Embratur