Noticia – Embratur e chefes de comunicação e de preservação do Conselho Nacional da Amazônia alinham ações para divulgação da Amazônia Legal

Em reunião realizada nesta segunda-feira (5/10) na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o presidente da Agência, Gilson Machado Neto, recebeu o chefe da comunicação do Conselho Nacional da Amazônia, General Eugênio Pacelli, e o chefe de preservação do Conselho, Coronel Hélio Araújo, para articular ações de promoção da Amazônia. Os dois visitantes atuam representando o vice-presidente da República e presidente do Conselho, General Hamilton Mourão, junto aos órgãos do Executivo que compõe o Conselho. Em reunião entre o presidente da Embratur e Mourão no mês de agosto ficou determinado que a Embratur passaria a ser convidada a participar das reuniões do Conselho como convidada.

Algumas medidas em que a Embratur pode ajudar a construir parcerias com secretarias estaduais, municipais e Ministérios foram debatidas e ações prioritárias foram definidas. A atualização do banco de imagens da Amazônia e a operacionalização de um Tour Virtual que demonstre o quanto a floresta está preservada devem ser realizados ainda em 2020.

“Estávamos em tratativas com redes internacionais de televisão antes da pandemia para apresentarmos a Amazônia ao mundo inteiro, para o público que mais visita esta maravilha brasileira”, disse o presidente Gilson Machado Neto, reforçando ainda que a Embratur está sempre à disposição do Conselho para ajudar na divulgação da Amazônia, o que considera um tema prioritário. “É essencial comprovar o quanto o Brasil preserva sua floresta” completou.

“Temos que aperfeiçoar nossa divulgação. O Conselho Nacional da Amazônia e a Embratur estão imbuídos de fazer projetos em comum, que são de interesse de todos os brasileiros”, respondeu o General Eugênio Pecelli, dando razão ao presidente da Embratur em outro tema que foi abordado no encontro: é preciso garantir no Congresso que a Embratur possa voltar a exercer a promoção internacional do Turismo no Brasil. “Vamos em busca disso”, disse. A transformação da Embratur de Instituto Brasileiro de Turismo para Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, consumada em maio de 2020, limitou a atuação da nova Agência apenas ao Brasil durante a pandemia do Coronavírus, e ainda após seis meses após seu término.

Participaram da reunião também, pela Embratur, o Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento, e o Assessor Internacional, Rafael Luisi.

Fonte: Embratur