Noticia – Embratur e secretários de Turismo da Bahia e de Porto Seguro avaliam ações conjuntas de promoção para a retomada das atividades turísticas

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto, esteve reunido nesta quinta-feira (8/10) com o secretário estadual de Turismo da Bahia, Fausto Franco, e com o secretário municipal de Turismo de Porto Seguro (BA), Paulo Cesar Magalhães, para discutir o momento atual da retomada das atividades turísticas no estado e no município. O encontro foi realizado na sede da Embratur, em Brasília.

Segundo o secretário Paulo Cesar Magalhães, Porto Seguro possui 45 mil leitos e 85% do PIB municipal é oriundo do Turismo. “Houve perda de emprego por conta da pandemia, mas agora já estamos nos recuperando. Os empreendimentos estão abertos quase em sua totalidade. Em novembro, todos já estarão em funcionamento”, disse. Fausto Franco pontou a melhoria da infraestrutura aeroportuária como maior gargalo de Porto Seguro, indicando que a construção de um novo aeroporto e o aumento do terminal de passageiros e da pista de pousos e decolagens da estrutura aeroportuária atual são essenciais para atender a vasta demanda aérea.

Com reunião agendada para os próximos dias com o Ministério da Infraestrutura, Gilson Machado Neto disse que levará ao ministro Tarciso Freitas o assunto. “Sei que há linhas aéreas internacionais em vias de iniciar voos ao Nordeste e também há investidores internacionais que poderiam se interessar em ter a concessão de um novo aeroporto”, disse o presidente da Embratur.

A possibilidade de participação da Embratur em um projeto de construção de Marinas Náuticas no estado da Bahia e também de participação da Agência em uma campanha de promoção de Porto Seguro em mídias programáticas e televisivas também foram avaliadas. O secretário municipal de Turismo ainda indicou ao presidente da Embratur que irá disponibilizar imagens e vídeos das belezas de Porto Seguro para que a Agência possa apresentá-las em eventos e feiras internacionais. Segundo o secretário Paulo Cesar Magalhães, Porto Seguro recebeu, em 2019 e 2020, uma premiação do TripAdvisor como “o quarto destino em alta no mundo e o primeiro do Brasil”.

Participaram também da reunião, pela Embratur, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; o gerente de Promoção Internacional do Turismo de Natureza, Jerreneri Vital; e o Assessor Internacional, Rafael Luisi.

Fonte: Embratur