Noticia – Embratur participará das reuniões do Conselho Nacional da Amazônia Legal como convidada

Em reunião realizada nesta segunda-feira (24/8), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, recebeu o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto, em seu gabinete, no Palácio do Planalto. O intuito do encontro foi apresentar argumentos para a participação da Agência nas reuniões do Conselho Nacional da Amazônia legal, do qual Mourão é o presidente.

Uma apresentação com as diversas possibilidades identificadas pela Embratur para divulgação da Amazônia foi feita ao vice-presidente. O ponto principal das diversas ações indicadas é reforçar que o desenvolvimento da Amazônia passa pelo setor de turismo, que contribui para a geração de pautas positivas.

“A Embratur atua em feiras de turismo no mundo todo e infelizmente vemos que notícias falsas sobre a situação da nossa Amazônia são apresentadas como se fossem verdadeiras. Participar das reuniões deste Conselho será de suma importância para que possamos ter acesso aos dados reais, que comprovam que nossa Amazônia é preservada e pronta para receber turistas”, explicou Gilson Machado Neto, ao entregar ao vice-presidente da República um ofício com a solicitação de que a Embratur acompanhe as reuniões do Conselho.

Demonstrando sua concordância sobre a necessidade de divulgação de dados que evitem a disseminação de informações falsas sobre a Amazônia, Mourão prontamente afirmou que a Embratur deverá, sim, participar das próximas reuniões do Conselho como “convidada”. O vice-presidente também salientou a importância de que filmes mostrando as belezas da Amazônia sejam apresentados em campanhas de comunicação e nas feiras, como foi mostrado na apresentação.

Gilson Machado Neto prontamente indicou que a Embratur está trabalhando em campanhas que reforçam a capacidade única do Brasil para o Ecoturismo, pois o país é o único do mundo a possuir seis biomas em suas fronteiras (Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Cerrado), além de ter uma capacidade hídrica única no mundo. “Temos a chance de oferecer turismo para todos os gostos no Brasil. Temos mais de 8 mil quilômetros de Amazônia Azul, águas quentes o ano todo, mais de 800 ilhas, e tudo isso sem desastres naturais. O trabalho da Embratur é levar as nossas belezas ao conhecimento do mundo, desmistificando informações plantadas muitas vezes por nossos concorrentes”, disse o presidente Gilson Machado Neto.

Aspectos positivos da cultura brasileira também têm feito grande sucesso quando são apresentados aos estrangeiros. “Estamos mudando o foco de divulgação. Antes era apenas Bossa Nova e experiência em favela. Agora, além disso, apresentamos nossos produtos típicos, música diversa, cultura de cada região. Estamos vendo um aumento grande no interesse do público e chegamos a vencer a maior feira de Turismo do mundo em 2019, a WTM de Londres, inclusive”.

Os diretores de Gestão Corporativa, Carlos Brito; de Marketing, Inteligência e Comunicação, Osvaldo Matos; e o Assessor Internacional, Rafael Luisi, acompanharam o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, durante a reunião com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Fonte: Embratur