Noticia – Isenção de visto para mercados estratégicos repercute na mídia internacional

Grandes veículos internacionais avaliam como positiva a medida que facilita a entrada de turistas dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá

A isenção de vistos para turistas de mercados estratégicos, anunciada no dia 18 de março, pelo presidente Jair Bolsonaro, teve repercussão em grandes veículos internacionais, como a Revista Forbes, a Agencia Reuters, o The Washington Post, o Global Traveler, o Yahoo! Online e outros. As matérias divulgaram a notícia do benefício para os turistas dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá que desejam conhecer o Brasil. Os viajantes dos quatro países considerados estratégicos poderão entrar no país a partir de 17 de junho sem a necessidade do documento.

A revista Forbes, por exemplo, considera a isenção uma boa notícia e destaca que a iniciativa faz parte de uma série de medidas que as autoridades brasileiras estão fazendo para simplificar a visitação ao seu destino. No final da matéria, a publicação informa aos seus leitores que “o Brasil está olhando para você: casais, famílias e viajantes de negócios”.

“A repercussão ampla e extremamente positiva na mídia internacional mostra que a isenção de vistos para países estratégicos foi uma decisão acertada do presidente Jair Bolsonaro. Ela faz parte de um pacote mais amplo com foco na geração de 2 milhões de empregos. O turismo foi incluído na agenda prioritária do governo e tem tudo para se transformar numa das principais alavancas do desenvolvimento do país”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Atualmente, os turistas internacionais, cada vez mais, procuram destinos mais acessíveis. A facilitação tem como objetivo desburocratizar processos e acompanhar esta tendência de mercado. Toda a cadeia produtiva do turismo poderá se beneficiar com a chegada de mais turistas estrangeiros”, analisa.

Feijó lembrou o sucesso do visto eletrônico, implementado ano passado, e que impulsionou a chegada de visitantes destes quatro países. No total, foram mais de 715 mil turistas das quatro nações, 15% a mais que em 2017. O aumento da entrada desses viajantes no território nacional resultou em uma injeção de R$ 450 milhões no país, segundo levantamento feito pelo Ministério do Turismo com base nos dados da Polícia Federal.

DIVULGAÇÃO

Os grandes veículos internacionais também noticiaram que o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, responsável pela promoção do Brasil no exterior, prepara uma grande campanha de divulgação sobre a isenção de vistos para americanos, australianos, canadenses e japoneses.

O trabalho envolve ações digitais, de relações públicas e de publicidade, com o objetivo de reforçar a divulgação da medida aos países beneficiados. A dispensa do documento, uma demanda histórica do trade turístico nacional, vai ser adotada antes de o governo Bolsonaro completar os primeiros 100 dias de administração.

O Decreto 9.731 com a isenção dos vistos foi publicado em Edição Extra do Diário Oficial no dia 18 de março e passará a valer em 90 dias. O objetivo central é ampliar o número de turistas estrangeiros no país e potencializar a entrada de divisas internacionais.

De acordo com o texto, o benefício contempla visitantes que possuem passaporte válido com viagens para fins de turismo de lazer e de negócios, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional. A iniciativa é válida também para turistas em trânsito no Brasil.

A estadia pode ser de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias, a cada 12 meses, contados a partir da data da primeira entrada no País. Caso ultrapassem o prazo estipulado, o visitante estará ilegal e sujeito as medidas cabíveis do governo brasileiro.

Fonte: Embratur