Número de brasileiros barrados na União Europeia sobe mais de 60%

O número de brasileiros impedidos de entrar nos países da União Europeia (UE) aumentou 61,1% em 2018 com relação ao ano anterior, de acordo com a Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras do bloco.

Foram registrados 4.984 brasileiros barrados em 2018 – 1.898 a mais do que em 2017. Com isso, o Brasil é o sétimo país com mais cidadãos impedidos de entrar no bloco europeu.

A maior parte dos brasileiros foi barrada pela falta de visto válido ou permissão de residência e a falta de documentos que justifiquem a viagem ou as condições de permanência.

A Ucrânia lidera a lista com 57.593 barrados, seguida pela Rússia (25.953) e a Albânia (24.546). Belarus (7.953), Sérvia (7.662) e República Moldova (6.368) também tiveram mais cidadãos retidos pelos controles de imigração do que o Brasil. Em 2018, um total de 190.930 viajantes não conseguiram entrar na União Europeia.

Houve redução de detenção também de imigrantes indocumentados. Os países-membros reportaram 23% a menos de imigrantes sem documentos para justificar a permanência detidos em comparação com 2017. Ao analisar os países e as nacionalidades dos imigrantes irregulares, a Frontex concluiu que número de imigrantes vindos do Oriente Médio caiu. Porém, Grécia e Espanha, sem surpresa, resistem a essa tendência.

Cresce número de brasileiros barrados e deportados da Europa

O mesmo acontece com Portugal, que recebe um fluxo de latino-americanos vindos de avião. Os brasileiros fazem parte do maior grupo irregular detectado, representando um número duas vezes maior do que o registrado em 2017.

Deportação

A quantidade de brasileiros deportados dos países europeus também cresceu. Em 2018, 1.926 imigrantes do Brasil foram forçados a retornar dos países membros da União Europeia: uma alta de 22% em relação a 2017.

O número de brasileiros apanhados em situação irregular, por ter extrapolado o período de permanência como turista, aumentou, sendo a maior parte dos casos identificados em Portugal. As autoridades portuguesas ainda não divulgaram as estatísticas oficiais de 2018, mas já anteciparam que houve aumento significativo na comunidade brasileira no país. Com informações da Agência Brasil e G1.

Leia também

Brasileiros terão que obter autorização de viagem para entrar na Europa

O post Número de brasileiros barrados na União Europeia sobe mais de 60% apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News