O novo Cristo gaúcho e outras estátuas religiosas pelo Brasil

Se a estátua do Laçador, na saída de Porto Alegre, era o monumento público do qual os gaúchos muito se orgulhavam, agora há motivos para que os olhos se voltem para o interior. A estátua do Cristo Protetor, na cidade de Encantado, terá 5 metros a mais do que a sua principal inspiração, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Eduardo Paes, atual prefeito da capital carioca, tirou uma onda no twitter dizendo que “Construir estátua maior é moleza. Quero ver ter essa vista”. O prefeito da cidade gaúcha Jonas Calvi respondeu a provocação com um convite: “Vai ser um enorme prazer receber nossos irmãos cariocas aqui em Encantado”.

Quando inaugurada, provavelmente até o fim do ano, a estátua terá 43 metros de altura e será a terceira maior estátua de Cristo do mundo, ficando atrás da que está sendo erguida na cidade de Santiago, do México, de 75 metros, e da que existe hoje em Swiebodzin, na Polônia, de 52 metros.

Feita de aço e concreto, o monumento de Encantado vai custar aproximadamente R$2 milhões, valor que teria sido arrecadado através de doações de empresários e da população, que chegou a formar a Associação Amigos do Cristo de Encantado. O monumento está sendo erguido no Morro das Antenas, com vista privilegiada para o Vale do Taquari e próximo da Lagoa Garibaldi. A cidade fica a duas horas de Porto Alegre e a uma hora de Bento Gonçalves.

O Brasil tem grandes monumentos dedicados não só ao catolicismo, mas também ao budismo e ao candomblé; veja algumas delas:

Estátua de Buda, Ibiraçu (ES)

A estátua de Buda, na cidade de Ibiraçu, a 60 quilômetros de Vitória, é maior do Ocidente com 38 metros de altura. A obra deve ser inaugurada oficialmente no dia 25 de abril, mas já atrai curiosos que se deparam com sua imponência às margens da BR-101. O Buda fica no terreno do Mosteiro Zen Morro da Vargem, um lindo lugar que pode ser visitado aos domingos pela manhã (por conta da pandemia está temporariamente fechado; informe-se). 

Busque hospedagens em Vitória

Esculturas dos Orixás do Dique do Tororó, Salvador (BA)

Estátuas dos Orixás no dique do Tororó

Estátuas dos Orixás no dique do Tororó (Ademir Rodrigues/Wikimedia Commons)

O Dique do Tororó é um manancial, ou seja, uma fonte de água que é usada para abastecimento da cidade. É o único dique natural da capital baiana e está delimitado pelos bairros do Tororó, Garcia, Nazaré e Engenho Velho de Brotas. Nesta grande lagoa, encontram-se flutuando, desde 1998, as esculturas dos Orixás assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno que representam Oxum, Ogum, Oxumaré, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. O Dique do Tororó é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em outubro de 2019, a imagem de Oxumaré teve um braço arrancado em um ato de vandalismo. 

Busque hospedagens em Salvador

Estátua da Nossa Senhora de Fátima, Crato (CE)

 (Governo do Estado do Ceará/Divulgação)

Com 45 metros de altura, a estátua de Nossa Senhora de Fátima fica a 250 quilômetros de Fortaleza. Inaugurada em 21 de junho de 2014, dia do aniversário da cidade, a obra foi construída com fibra de vidro e recebeu pintura automotiva. O Crato fica na região do Cariri, ponto importante de peregrinações por ser vizinha de Juazeiro do Norte.

Busque hospedagens no Crato

Estátua de Padre Cícero, Juazeiro do Norte (CE)

Estátua do Padre Cícero no Horto

Estátua do Padre Cícero no Horto (Allan Patrick/Wikimedia Commons)

A obra em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista, responsável pelo crescimento e desenvolvimento da cidade, foi inaugurada em novembro de 1969 e está localizada na Serra do Catolé, popularmente conhecida como Colina do Horto. Prevista inicialmente para ter apenas 7 metros, a imagem do religioso acabou por ter 27 metros de altura e foi construída em concreto. É um dos pontos mais visitados do estado, ultrapassando a marca de 2 milhões de visitantes por ano.

Busque hospedagens em Juazeiro do Norte

Estátua do Alto de Santa Rita, Santa Cruz (RN)

Estátua de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte

Estátua de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte (HighJay/Wikimedia Commons)

A imagem de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, é a maior estátua religiosa construída em concreto do mundo e está localizada às margens da BR-226, a 100 quilômetros de Natal. Inaugurada em junho de 2010, o monumento à padroeira do município faz parte de um complexo que conta com auditório, igreja e museu (fecha aos domingos).

Busque hospedagens em Natal

Fonte: Viagem e Turismo