Os destinos que mais receberam passageiros do Brasil em 2022

Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (17) pela Latam, as cidades de Santiago (Chile), Miami (EUA) e Lima (Peru) foram as que mais receberam passageiros do Brasil em 2022: em conjunto, as três cidades receberam mais de 600 mil viajantes, o que corresponde a 35% de todas as pessoas transportadas internacionalmente pela empresa no último ano. O volume supera em mais de quatro vezes ao que foi registrado em 2021. A Latam lidera o mercado internacional com cerca de 18% de participação, seguida pela TAP com cerca de 13%, segundo dados da ANAC.

Os principais aeroportos emissores para os três destinos internacionais foram Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Para Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, as três cidades são estratégicas para o planejamento da malha aérea da empresa. “Operamos 9 rotas diretas no ano passado do Brasil para Santiago, Miami e Lima para os passageiros que viajavam a lazer e a negócios”.

No comparativo de 2022 com 2021, a Latam ampliou a ligação entre Brasil e Chile e inaugurou rotas para Santiago a partir de Florianópolis (3 voos semanais) e Curitiba (3 voos semanais). A empresa também fortaleceu a conexão entre a capital chilena e Guarulhos com um acréscimo de 205 voos semanais e, a partir do Galeão, houve um incremento de 75 voos semanais. Nos voos Brasil-Estados Unidos, a Latam iniciou em 2022 a operação sazonal dos voos para Miami a partir de Fortaleza (1 voo semanal) e aumentou os voos com saídas de Guarulhos (acréscimo de 68 voos semanais). Já nos voos do Brasil ao Peru, a empresa deu início às rotas diretas para Lima a partir do Galeão (7 voos semanais), Porto Alegre (3 voos semanais) e reforçou a ligação da capital peruana com Guarulhos (acréscimo de 125 voos semanais).

Em novembro de 2022, a Latam saiu do processo de recuperação judicial que havia entrado voluntariamente na corte dos Estados Unidos em maio de 2020 com intuito de reestruturar as contas após o baque que sofreu no auge da pandemia, que obrigou a empresa a reduzir as operações em 95%. O pedido de recuperação judicial é um recurso previsto em lei ao qual empresas recorrem com o intuito de suspender o pagamento de credores por um tempo e assim reorganizar as finanças. 

Para 2023, a empresa anunciou que deve incrementar a malha aérea com novas rotas para Johannesburgo e Los Angeles (em joint venture com a Delta).

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo