Os mais novos hotéis e resorts do Brasil

Nem mesmo a pandemia foi capaz de frear as inaugurações hoteleiras pelo Brasil em 2021 e 2022. A lista inclui desde propriedades que foram construídas do zero até hospedagens que são fruto da remodelação de estruturas já existentes – caso do Rosewood São Paulo, a poucos metros da Avenida Paulista, que se moldou às construções do antigo hospital Matarazzo, e do Jo&Joe Largo do Boticário, instalado em um conjunto de casas neocoloniais no Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Veja, a seguir, uma seleção de novos hotéis para ficar de olho:

Buona Vitta – Gramado (RS)

A região da Toscana serviu de inspiração para o projeto arquitetônico do Buona Vitta, mais novo hotel de luxo de Gramado. Semelhante à uma vila italiana, a construção de pedra tem apenas quatro andares, mas se esparrama por um terreno amplo de 65 mil m² na estrada que leva para a vizinha Canela. Essa localização garante tranquilidade, mas faz o carro ser imprescindível nos deslocamentos. Entre os diferenciais da hospedagem estão a bela piscina coberta e aquecida, que fica dentro de um salão escurinho com teto abobadado, e a gastronomia italiana. Já no café da manhã, bastante variado, o hóspede encontra os tradicionais biscoitos toscanos cantuccini e varais de presunto cru. Se quiser almoçar ou jantar no próprio hotel, o restaurante Don Milo Cucina traz no menu vinhos Chianti, Montepulciano e Brunello, bistecca alla fiorentina, cacciucco (sopa de frutos do mar típica de Livorno) e, de sobremesa, tiramisù e panna cotta. Apesar dos quartos com lareira sugerirem um clima mais romântico, muitos possuem antessalas com sofás-cama para acomodar as crianças. Para elas, há também um kid’s club dos mais charmosos com brinquedos de madeira e bóias na piscina. O empreendimento da Gramado Parks, mesma empresa que administra os parques temáticos Acquamotion e Snowland, abriu as portas em julho de 2021, mas inaugurou uma nova ala exatamente um ano depois, totalizando 538 apartamentos. Dessa forma, o Buona Vitta se tornou a maior estrutura hoteleira da cidade.

Reserve sua hospedagem no Buona Vitta

Leia tudo sobre Gramado

Casa Brasileira – Praia do Patacho (AL)

Com apenas quatro suítes e três bangalôs, a Casa Brasileira faz uma releitura de um casarão alagoano do século XX em plena Praia do Patacho. Na área externa, o projeto de paisagismo criou uma miniatura de jardim botânico, com dois lagos e espécies raras da flora local. Já nos espaços internos, a decoração traz peças de artesanato alagoano garimpadas, cores claras e muita madeira. Apesar da atmosfera boutique, a estrutura da hospedagem aberta em outubro de 2021 inclui piscina, quadra de tênis, sala de massagem, um terraço com vista para o mar e uma capela. O café da manhã, o almoço e o jantar podem ser servidos no quarto e trazem releituras de pratos típicos brasileiros.

Reserve sua hospedagem na Casa Brasileira

Leia tudo sobre Alagoas

Da Graça – Trancoso (BA)

O Etnia Casa Hotel, há mais de vinte anos em Trancoso, ganhou uma hospedagem-irmã em novembro de 2021. A apenas cinco minutos do Quadrado, o novo Da Graça remete a uma das antigas construções de alvenaria da vila: o piso é de cimento queimado e, o telhado, de taubilha reciclada (espécie de telha amplamente utilizada no sul da Bahia). São onze suítes divididas em quatro blocos, batizados com os nomes das praias locais: Curuípe, Itapororoca, Itaquena e Taípe. As acomodações miram nos casais com amenities L’Occitane e móveis e objetos de decoração produzidos da região, além de banheira de imersão ou piscina aquecida privativa nas categorias mais luxuosas. Há também uma piscina compartilhada que é o coração da propriedade.

Reserve hospedagem no Da Graça

Leia tudo sobre a Bahia

Bendito Cacao – Campos do Jordão (SP)

A Cacau Show tem, desde dezembro de 2021, um hotel temático para chamar de seu em Campos do Jordão. A marca de chocolates comprou a propriedade onde ficava o antigo Blue Mountain, a dez minutos de carro de Capivari, e reformou toda a sua estrutura para receber o Bendito Cacao. Piscina aquecida e coberta por teto de vidro, quadra de tênis, campo de futebol, circuito de arvorismo e salão de jogos fazem parte das atividades oferecidas pelo resort, mas o seu diferencial são os workshops culinários que acontecem dentro da cozinha assinada pelo reality Masterchef. No spa, o ofurô e a sauna seca complementam os tratamentos – a massagem, por exemplo, é feita com manteiga de cacau. Como não poderia ser diferente, o ingrediente também é presença constante na gastronomia do hotel e aparece tanto em pratos doces quanto salgados. 

Reserve sua hospedagem no Bendito Cacao

Leia tudo sobre Campos do Jordão

Fasano – Trancoso (BA)

Quarenta bangalôs, feitos de madeira e cobertos de piaçava, estão voltados para o mar da Praia de Itapororoca, em Trancoso. O que separa os quartos da faixa de areia é um deque, também de madeira, onde estão instaladas duas piscinas. Permeando tudo isso, o terreno de 300 hectares (100 deles mantidos como área de preservação ambiental) possui exclusivamente plantas nativas da Bahia – tanto é que não se vê grama em canto algum. O cenário do novo Fasano Trancoso, inaugurado em dezembro de 2021, foi projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. A propriedade compensa a distância do Quadrado (são quatro quilômetros, que rendem uma caminhada de cerca de 40 minutos pela praia) com comodidades. Há pranchas de stand up paddle, canoas havaianas e fatbikes, tratamentos diversos no spa e dois pontos de restaurante, sendo um deles à beira-mar. A gastronomia mescla a culinária italiana, que é marca registrada do grupo, com pratos típicos baianos, privilegiando sempre os frutos do mar.

Reserve sua hospedagem no Fasano Trancoso

Leia tudo sobre a Bahia

Rosewood – São Paulo (SP)

A sensação de ingressar no Rosewood é a de ter saído de São Paulo. A área de embarque e desembarque dos carros se mescla ao amplo lobby do hotel, onde as colunas fazem as vezes de estantes para livros de arte e literatura brasileira. Os volumes também estão espalhados pelas mesas e sofás, esperando para serem folheados e compondo a decoração, que inclui ainda quadros de Vik Muniz e uma enorme tapeçaria da artista plástica Regina Silveira com motivos inspirados na flora e na fauna brasileira. Primeiro hotel da rede na América do Sul, o Rosewood São Paulo abriu as portas em janeiro de 2022 na Cidade Matarazzo, complexo de edificações do século XX a cerca de 200 metros da Avenida Paulista – mas que parece estar muito mais distante, tamanha a quietude e a quantidade de verde do lugar. Os quartos ficam divididos entre a antiga Maternidade Matarazzo, que passou por uma restauração, e a nova Torre Mata Atlântica, envolta por um jardim vertical e projetada pelo arquiteto Jean Nouveal. Os ambientes internos, por sua vez, foram idealizados por Philippe Starck. Há duas piscinas, três restaurantes e um bar de jazz.

Reserve sua hospedagem no Rosewood São Paulo

Leia tudo sobre São Paulo

Café Jeri – Jericoacoara (CE)

Depois da Duna do Pôr do Sol, o Café Jeri é há tempos o lugar mais procurado de Jericoacoara para ver o astro sumir no mar. Mas, em fevereiro de 2022, o que antes era apenas uma balada com shows de bailarinos e acrobatas no rooftop se tornou um hotel altamente instagramável. O que mais chama atenção é a área da piscina, que se divide em dois andares e está cercada de cores: o laranja das almofadas, o azul listrado das espreguiçadeiras, o amarelo dos guarda-sóis e o verde das árvores ao redor. Parte das suítes dão de cara com a piscina. As demais ficam espalhadas em meio a um jardim de vegetação fechada e, além de garantirem mais privacidade, possuem convidativas redes na varanda. A balada ao pôr do sol continua existindo, mas como as caixas de som são desligadas religiosamente às 22h, a música não chega a atrapalhar quem quer sossego. Mas fato é que muitos hóspedes estão, sim, em busca de badalação e, por isso, há um acesso VIP e área exclusiva no rooftop. A localização é estratégica, em plena Rua do Forró. A proposta é muito diferente no Villa Mandi, aberto em 2021 pelo mesmo grupo que administra o Café Jeri. Instalado na Praia da Malhada, o hotel exclusivo possui piscina de borda infinita e apenas sete suítes, decoradas com móveis e objetos feitos por artesãos locais.

Reserve sua hospedagem no Café Jeri

Leia tudo sobre Jericoacoara

JW Marriott – São Paulo (SP)

Desde maio de 2022, o JW Marriott ocupa os 14 andares da torre na Avenida das Nações Unidas que antes pertenciam à rede Four Seasons, que fechou a sua operação no país em novembro de 2020. O novo hotel fica em uma região de São Paulo de maior apelo para o público corporativo, mas possui um andar inteiro dedicado ao bem-estar, com academia, sala de yoga, spa e uma piscina que se debruça para uma área descoberta. Além disso, dentre as 258 acomodações, todas pet-friendly, há quartos pensados para receber famílias. Algumas têm vista para a Ponte Estaiada. Um restaurante italiano e um bar de drinks completam o cardápio.

Reserve sua hospedagem no JW Marriott

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre São Paulo

The Westin – Porto de Galinhas (PE)

Aberto em junho de 2022, o all inclusive Westin é o primeiro da rede em território sul-americano e ocupa as antigas instalações do Porto de Galinhas Resort & Spa, que passaram por um boa reforma. O resort compacto chega com o foco voltado para o bem-estar: são três piscinas, um spa, espaços para contemplação e três “santuários” onde são realizadas sessões de yoga e meditação. Há 140 quartos, sendo que os da categoria Master contam com banheira de hidromassagem na varanda. Ainda mais exclusivas, as seis vilas possuem piscinas privativas. Mas existe também um forte apelo ao regime all inclusive: o café da manhã, o almoço e o jantar podem ser feitos nos restaurantes principais, de culinária regional, asiática e internacional. Para beliscar ao longo do dia, há um food truck que alterna pizzas, hot dogs e hambúrgueres, além de um carrinho de sorvete e uma cafeteria aberta durante toda a madrugada. A localização é outro trunfo, a cinco minutos de carro da vila de Porto de Galinhas e em frente a uma praia pouco movimentada.

Reserve sua hospedagem no The Westin

Leia tudo sobre Porto de Galinhas

Jo&Joe Largo do Boticário – Rio de Janeiro (RJ)

O Largo do Boticário, complexo de casas neocoloniais localizado no Cosme Velho, a poucos metrôs da linda Casa de Riberto Marinho, no Rio de Janeiro, foi revitalizado para se tornar parte da rede de hotéis francesa Accor. Batizado de Jo&Joe, o empreendimento foi inaugurado em julho de 2022 e segue um formato de hospedagem chamado de “open house”, que combina os conceitos de hostel e de hotel tradicional. A proposta é unir, em apenas um lugar, opções de acomodação para diferentes públicos. Nesse caso, são 80 quartos privativos e compartilhados, cada um decorado de um jeito, que podem receber de uma a oito pessoas. Os hóspedes do Jo&Joe têm acesso exclusivo a uma loja de produtos naturais e a uma lanchonete que vende sanduíches e pizzas. As demais partes do complexo são abertas ao público em geral. É o caso do restaurante, do bar, das três piscinas, da quadra de basquete e do espaço de coworking. E também dos eventos que o hotel sedia, como workshops de caipirinha, partidas de altinha e beer pong, circuito sensorial na floresta, aulas de ioga, karaokê e apresentações de saxofone.

Reserve sua hospedagem no Jo&Joe

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Laghetto Château – Gramado (RS)

O hotel boutique abriu as portas em junho de 2022 em um terreno que antes servia como base de lançamento para voos de asa delta, o que significa que o lugar possui uma vista daquelas para o Vale do Quilombo. A paisagem pode ser admirada das duas piscinas externas e aquecidas, do espaço com fogueira e também de boa parte das 56 suítes. Todas as acomodações são divididas em dois ambientes, um quarto com cama king size e uma sala com mini cozinha e lareira. As suítes térreas, porém, têm como diferencial um deck com hidromassagem ao ar livre. A hospedagem também mima os hóspedes com cafeteira Nespresso e roupões e amenities Trousseau. A estrutura inclui ainda kid’s club, sala de jogos, sala de cinema, saunas seca e úmida e um pequeno spa. Há dois restaurantes – um para o café da manhã e outro para o almoço e o jantar, que serve pratos típicos italianos e fondues. O Laghetto Château está localizado em um bairro residencial de Gramado, mas a apenas dez minutos de carro da Avenida Borges de Medeiros, artéria da cidade.

Reserve sua hospedagem no Laghetto Château

Leia tudo sobre Gramado

Vila Galé – Barra de Santo Antônio (AL)

O Vila Galé abriu as portas em agosto de 2022 como o maior resort all inclusive do Alagoas em número de acomodações: são 513 quartos, entre apartamentos, chalés e suítes. A decoração é minimalista e em tons neutros, incrementada por pequenas homenagens a escritores do Brasil e de Portugal: eles aparecem ora em pequenos quadros, ora em ilustrações pintadas na parede. A exceção são as acomodações “Nep”, pensadas para as famílias com crianças. Nesse caso, os móveis são em tons de verde e laranja, as paredes possuem desenhos de sereias e tritões e as beliches vêm com pequenos escorregadores. O empreendimento fica em frente à Praia de Carro Quebrado, ligada à Barra de Santo Antônio por uma ponte que foi inaugurada em 2010. Da capital Maceió, são 40 minutos de carro até o hotel, por um caminho um tanto esburacado. O lugar possui falésias, coqueiros e um mar verde-esmeralda que, no entanto, cobre toda a faixa de areia durante a maré alta. Para contornar a situação, o resort construiu uma piscina de cem metros de comprimento em frente à praia e outras duas no meio da propriedade, sendo que uma delas tem toboáguas para as crianças. A estrutura inclui ainda boate, academia e um spa com piscina coberta. O restaurante principal funciona em serviço de buffet variado no almoço e temático no jantar, mas há também restaurantes à la carte sob reserva. Entre uma refeição e outra, há churrasco na beira da piscina, chá da tarde, petiscos e lanches. Há ainda um restaurante com menu kids pensado especialmente para as crianças.

Reserve sua hospedagem no Vila Galé

Leia tudo sobre Alagoas

BA’RA – João Pessoa (PB)

O ex-jogador de futebol Hulk é um dos investidores por trás do BA’RA, mais novo hotel de João Pessoa. A localização, em frente à Praia de Cabo Branco, tem seus prós e contras. Como está a poucos passos do Lago do Tamandaré, a região é bastante movimentada. Além disso, o hotel fica em uma rua fechada para pedestres, o que exige que os hóspedes caminhem um pouco se quiserem pegar o carro. Em compensação, há uma ciclofaixa logo em frente e o hotel disponibiliza bicicletas sem custo adicional para passeios na orla. Repleto de jardins verticais e espaços abertos que permitem a entrada de luz natural, a construção moderna de cinco andares abriga 119 apartamentos com vista total ou parcial da praia. O coração do prédio é o rooftop, onde está a piscina, a academia e o bar de drinks autorais. Há também um restaurante no térreo, que propõe uma fusão das culinárias regional, italiana e francesa. Para as crianças, o hotel reservou uma sala com circuito de obstáculos, escorregador, piscina de bolinhas, biblioteca e mesas para pintura. É ali que, todos os dias, das 8h às 22h, acontecem atividades para os hóspedes de 4 a 11 anos. O BA’RA abriu as portas em outubro de 2022.

Reserve sua hospedagem no BA’RA

Leia tudo sobre João Pessoa

Tuju – Rota dos Milagres (AL)

A Praia do Marceneiro, na Rota Ecológica dos Milagres em Alagoas, ganhou um hotel boutique para quem busca exclusividade em novembro de 2022. São poucos apartamentos, bangalôs e vilas. Essas duas últimas categorias possuem piscinas privativas, onde pode ser servida uma refeição flutuante à la Maldivas. Mas há também uma piscina compartilhada com vista para os coqueiros e, mais adiante, a praia. Toda a decoração do Tuju mescla madeira com peças de artesanato regional ou design nacional.

Reserve sua hospedagem no Tuju

Leia tudo sobre Alagoas

Vem aí…

A marca Hard Rock pretende inaugurar três hotéis no Brasil em 2023. O de São Paulo será em plena Avenida Paulista e terá espaço para shows. O segundo está sendo construído na Ilha do Sol, a cerca de uma hora da paranaense Londrina e às margens do Rio Tibagi. Mas o maior de todos ficará na Praia de Lagoinha, a pouco menos de duas horas de Fortaleza, e terá dois complexos aquáticos, incluindo uma piscina em forma de guitarra com sistema de som debaixo d’água. A capital paulista também deve ganhar duas novas unidades da rede Fasano, que serão ao mesmo tempo hotel e torre residencial: uma no Itaim e outra no Cidade Jardim.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo