Ouro Preto realiza primeira edição do Natal Luz

Não é somente Gramado que tem um Natal Luz para chamar de seu. Em Minas Gerais, a primeira edição do Natal Luz de Ouro Preto começou em 12 de novembro e vai até 8 de janeiro de 2023. A cidade, tombada pela Unesco, esbanja casarões coloniais, igrejas barrocas, um sem-fim de ladeiras e uma extensa programação cultural – agora ampliada com a celebração natalina. Merecido.

Com o tema “História e Magia”, a nova festividade mineira tem carnaval de rua, casa do Papai Noel, árvore de Natal de 18 metros e, claro, transmissões dos jogos da Copa do Mundo. E, o melhor, todas as atrações são gratuitas!

Confira, a seguir, a programação de dezembro e janeiro do Natal Luz de Ouro Preto:

XLV JUBILEU DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Neste ano, o Jubileu será ainda mais especial: após 9 anos fechado para restauração, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi reaberto no dia 18 de novembro, dia de Aleijadinho.

Quando? Novena Preparatória vai até 7 de dezembro e a celebração será no Dia da Padroeira, 8 de dezembro. As missas acontecem às 5h30, às 7h30, às 10h, às 15h e às 18h.
Onde? Santuário de Nossa Senhora da Conceição – Praça Antônio Dias, 9


BRASIL NA COPA

Pela primeira vez, a Copa do Mundo acontece no mês de dezembro e se soma às celebrações natalinas. Os jogos do Brasil são exibidos em um telão no Palco Cultural, na Praça Tiradentes. 

Quando? Jogo Brasil x Camarões – 02 de dezembro, às 16h (e outros que o Brasil, oxalá, vier a jogar)
Onde? Palco Cultural – Praça Tiradentes

50º CONCURSO NACIONAL DE PRESÉPIOS

Em Ouro Preto, os presépios se tornaram tradição e o design por trás de muitas obras fogem do lugar-comum (repare na foto abaixo o vencedor de 2021). Os selecionados na 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno.

Quando? De 7 de dezembro 2022 a 6 de janeiro de 2023, das 9h às 18h
Onde? Galeria de Arte Nello Nuno – Rua Getúlio Vargas, 185 

FEIRA DE NATAL MULHERES DE VENA

A Feira das Mulheres de Vena promove o protagonismo feminino e expõe produtos de empreendedoras de Ouro Preto. O tema deste ano, “Mulher, Vida e Movimento”, conta a história de mulheres que começaram a empreender na década de 1960 e foram importantes pilares de sustentação de suas famílias.

Quando? 9 de dezembro, das 14h às 18h30; 10 de dezembro, das 14h às 18h; e 11 de dezembro, das 10h às 19h.
Onde? Rua Direita, 134

CASA DO PAPAI NOEL

O Papai Noel ouro-pretense é o Seu Juca, de 77 anos e que há 14 anos faz o papel do bom velhinho. No dia 17 de dezembro, a casa do Seu Juca  Noel estará aberta para receber cartinhas e tirar fotos. A instalação será ao lado da Vila do Artesanato, que tem trabalhos de artesãos locais.

Continua após a publicidade

Quando? 17 de dezembro, das 16h às 18h
Onde? Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61

FOLIA DE REIS

Os cortejos celebram desde a chegada dos Três Reis Magos ao nascimento de Cristo. A folia passa de casa em casa: os dançantes oferecem canções aos moradores, que costumam retribuir com comida e bebida, e logo se juntam à celebração.

Quando? 07 de janeiro, às 13h
Onde? Praça Tiradentes

ANIVERSÁRIO DO ZÉ PEREIRA DO CLUB DOS LACAIOS

Considerado o bloco de Carnaval em atividade mais antigo do Brasil, a agremiação folclórica Zé Pereira do Clube dos Lacaios celebra 156 anos e levará ao Centro Histórico de Ouro Preto os bonecos Catitão, Baiana e Benedito – de mais de 100 anos.

Quando? 08 de janeiro de 2023
Onde? Praça Tiradentes

CIRCUITO CINE NATAL LUZ

Para a alegria da criançada, os Centros de Referência de Assistência Social receberão apresentações culturais, monitores e um telão para exibição de filmes.

Quando? 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 19h30
Onde? A cada noite, um Centro de Referência de Assistência Social sediará as atividades: Antônio Pereira, Santa Rita, Cachoeira do Campo, Alto da Cruz e São Cristóvão.

E não deixe de visitar o incrível Museu Boulieu, inaugurado em abril de 2022, que já se tornou um dos acervos mais importantes de arte barroca do país.

Leia tudo sobre Ouro Preto.

Busque hospedagem em Ouro Preto.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo