Para aonde viajar nos feriados de abril

Na pródiga lista de feriados prolongados de 2023, o Dia da Paixão, no dia 7 de abril, e Tiradentes, no dia 21, cairão ambos em sextas-feiras, para a alegria dos viajantes ávidos por uma emenda. As oportunidades de viajar ainda no mês de abril aumentam se considerarmos também o Dia do Trabalho, em 1º de maio, que cairá numa segunda-feira. Veja, a seguir, opções de destinos nacionais em boa época e na medida para uma escapada de três dias (clique nos links para ver dicas completas de cada lugar):

1. Araxá, Minas Gerais

A fotografia colorida mostra uma piscina interna azul. há azulejos brancos ao redor tela e um teto azul.
Piscina emanatória do Grande Hotel Termas de Araxá (//Divulgação)

O Grande Hotel Termas de Araxá é um clássico da hospitalidade mineira que reabriu em dezembro de 2022 com novas equipes, serviços, restaurantes, cardápios, enxoval e as termas de sempre, com águas de propriedades terapêuticas. Uma opção de escapada para um final de semana prolongado todo voltado para o relaxamento e o bem-estar.

2. Belo Horizonte, Minas Gerais

Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Praça da Liberdade em Belo Horizonte (Roberto Delamora/Getty Images)

Belo Horizonte preenche bem uma viagem de três dias com atrações culturais, bons restaurantes e todo um universo botequeiro. É indispensável conhecer o Velho Mercado Novo, que passou por uma repaginada e está cheio de novidades. Também é possível usar a capital mineira como trampolim para conhecer o Instituto Inhotim ou escapar para casas de aluguel de temporada que são verdadeiros refúgios nos arredores de BH.

3. Capitólio, Minas Gerais

Cachoeira da Capivara, Capitólio, Minas Gerais, Brasil
A Cachoeira da Pedra Ancorada, no Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara (//Divulgação)

Em abril tem início uma boa época para conhecer Capitólio, com menos incidência de chuvas. As atrações vão muito além do Lago de Furnas e incluem trilhas por dentro d’água, lagos esverdeados, piscinas naturais surreais, mirantes vertiginosos e muito queijo Canastra para coroar.

4. Florianópolis, Santa Catarina

Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis (DircinhaSW/Getty Images)

5. Foz do Iguaçu, Paraná

A imagem mostra uma plataforma que leva até as cataratas de Foz do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu (maykeloenning/Pixabay)

Entre abril e setembro quase não chove em Foz do Iguaçu, de forma que a vazão das águas é menor. O lado bom é que a visão das cataratas é melhor. Além disso, as opções de passeios não se resumem às famosas quedas e incluem o Marco das Três Fronteiras, revitalizado em 2017, o parque aquático Blue Park Foz, aberto em dezembro de 2018, e uma porção de atrações para crianças.

6. Gramado, Rio Grande do Sul

Acquamotion, Gramado, Rio Grande do Sul
Interior do parque aquático Acquamotion (Acquamotion/Divulgação)

Apesar de ser muito associada ao inverno, Gramado tem atrações que podem ser aproveitadas o ano inteiro. É o caso do Snowland, com pistas de esqui e patinação, do Acquamotion, parque aquático indoor com piscinas aquecidas, e do novo Vila da Mônica, com atrações temáticas dos personagens de Maurício de Souza. Nessa época do ano, acontecem as festas da Páscoa, até 9 de abril, e da Colônia, a partir do dia 27 de abril. Além disso, a cidade de Canela está logo ao lado, com atrações naturais e mais uma porção de museus e parques temáticos.

7. Manaus, Amazonas

Teatro Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil
Teatro Amazonas (Karine Hermes/Wikimedia Commons)

Boa parte das pessoas só dá uma passadinha em Manaus antes de seguir viagem até algum hotel na floresta ou embarcar em um cruzeiro fluvial. Mas vale muito a pena passar três dias na cidade, que guarda atrações históricas, mercados, restaurantes singulares e o Encontro da Águas dos rios Negro e Solimões, passeio que também permite ver os botos, as vitórias-régias e uma aldeia indígena. Além disso, entre 21 de abril e 28 de maio estará acontecendo o Festival Amazonas de Ópera no belíssimo Teatro Amazonas.

8. Olímpia, São Paulo

Thermas dos Laranjais, Olímpia, São Paulo
Piscina de ondas no Thermas dos Laranjais (Prefeitura de Olímpia / Divisão de Comunicação/Divulgação)

Com dois parques aquáticos alimentados por águas termais e diversos hotéis, Olímpia é uma opção a cerca de 440 quilômetros de São Paulo. A estação seca começa justamente em abril e as temperaturas ficam mais agradáveis para aproveitar as piscinas quentes.

9. Paraty, Rio de Janeiro

Igreja de Santa Rita de Cássia, Paraty, Rio de Janeiro, Brasil
Igreja de Santa Rita de Cássia vista da baía (Auluz/Pixabay)
Continua após a publicidade

Em abril, as chuvas costumam dar uma trégua e as temperaturas ainda são convidativas para os banhos de mar ou cachoeira. A Semana Santa, especificamente, é marcada por procissões: a principal é a do Fogaréu, que acontece à meia-noite da quinta para a sexta-feira. Três dias costumam ser suficientes para conhecer o centro histórico, fazer um passeio de barco e conhecer uma das cachoeiras ou cachaçarias de Paraty. Para quem mora em São Paulo, o caminho até lá pode incluir paradas em Aparecida ou Cunha.

10. Penha, Santa Catarina

Beto Carrero World, Penha, Santa Catarina, Brasil
O famoso castelo do Beto Carrero World (Beto Carrero World/Divulgação)

O Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, completou 30 anos em 2022 e é uma ótima pedida para famílias com crianças. Em comemoração ao aniversário, foram inauguradas as novas áreas temáticas Cowboyland e Nerf, que se juntaram às de Kung Fu Panda, Shrek e Madagascar. O parque ainda conta com três montanhas-russas – duas delas com loopings – e o show de carros e motos Hot Wheels Epic!

11. Pomerode, Santa Catarina

Portal Turístico Sul, Pomerode, Santa Catarina, Brasil
Portal Turístico Sul em Pomerode (Avip/Divulgação)

Pomerode, que recebe o apelido de “cidade mais alemã do Brasil”, vive o seu auge durante a Osterfest, a Festa da Páscoa que vai até 9 de abril. Porém, há uma porção de outras atrações que justificam a viagem de três dias no restante do mês, com destaque para a Rota do Enxaimel, eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU. Para quem viaja com crianças, a novidade é o parque temático com neve o ano todo Alles Park.

12. Rio Quente, Goiás

Parque das Fontes, Rio Quente Resorts, Goiás, Brasil
Parque das Fontes (Rio Quente Resorts/Divulgação)

Junto com Caldas Novas, o Rio Quente forma o maior manancial hidrotermal do mundo. O complexo é dividido entre o relaxante Parque das Fontes, exclusivo dos hóspedes dos hotéis da rede, e o mais ativo Hot Park, cujas atrações incluem a Praia do Cerrado e o novo Turbilhados: dois toboáguas de 17 metros de altura para descer de boia que foram inaugurados em janeiro de 2023. Essa época do ano coincide com o início da estação seca e tem temperaturas mais agradáveis para ficar as piscinas termais.

13. Serra da Mantiqueira, São Paulo e Minas Gerais

Fim de tarde em Campos do Jordão, com a Pedra do Baú ao fundo
Fim de tarde em Campos do Jordão, com a Pedra do Baú ao fundo (paulobaqueta/Getty Images)

A procura pelos destinos da Serra da Mantiqueira começa justamente na Páscoa, quando o frio ainda não chegou de vez, mas as temperaturas já são amenas. Para quem mora em São Paulo, uma vantagem é poder ir de carro para destinos paulistas como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier. Também fazem parte da região Gonçalves e Monte Verde, já no Sul de Minas Gerais.

14. Sul da Bahia

Vista aérea da Praia do Mucugê em Arraial d'Ajuda, Bahia, Brasil
Vista aérea da Praia do Mucugê em Arraial d’Ajuda (J. Balla Photography/Unsplash)

Essa época do ano é especialmente chuvosa no Nordeste, mas o Sul da Bahia é uma espécie de exceção: por lá, tanto a chuva quanto o sol aparecem o ano inteiro. Essa pode ser uma oportunidade de se hospedar em resortões all-inclusive, como o Transamerica Comandatuba e o Club Med Trancoso. Outra opção é montar base em Arraial d’Ajuda, ótimo destino para famílias e casais, e de lá fazer passeios para as desejadas Trancoso, Praia do Espelho ou Caraíva.

EXTRA: PASSEIOS DE BATE E VOLTA A PARTIR DE SÃO PAULO

Pedra Grande, Atibaia, São Paulo, Brasil
Pedra Grande em Atibaia (Gerson Golcanves Junior/Getty Images)

Seja por falta de tempo ou dinheiro, nem sempre é possível viajar no feriadão. Mas isso não significa que você tenha que ficar em casa. Para quem mora na capital paulista, uma experiência diferente pode ser se hospedar em apartamentos que ficam em prédios históricos e icônicos no Centro ou alugar uma dessas casas isoladas a menos de 100km de São Paulo.

Também á para fazer passeios de bate e volta para São Roque, Holambra, Salto e Atibaia, conhecer as cidades que fazem parte do Caminho do Queijo e do Circuito das Frutas

Famílias com crianças e adolescentes podem se divertir nos parques Wet’n Wild e Hopi Hari e fazer refeições em restaurantes temáticos, entre outras tantas opções de passeios para fazer em São Paulo e arredores.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo