O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, inaugurou em 31 de outubro a Trilha Ytepopo, um percurso inédito e totalmente imerso na Mata Atlântica. A trilha de cinco quilômetros de extensão fica às margens do Rio Iguaçu, um dos maiores do estado do Paraná, e o seu acesso já está incluído no ingresso regular.
O trajeto, que deve levar cerca de uma hora e quarenta minutos, tem como diferencial a possibilidade de caminhar acompanhando o fluxo d’água que desagua formando as Cataratas do Iguaçu, uma Maravilha Mundial da Natureza.
Com partida do Espaço Porto Canoas, a Trilha Ytepopo se conecta no final com o Caminho das Bananeiras, pelo qual os visitantes podem caminhar até chegar à Rodovia das Cataratas, onde encontram o ponto de embarque nos ônibus que levam de volta ao Centro de Visitantes ou às cataratas.
Alternativamente, os visitantes podem descer no ponto do Macuco Safari e seguir pelo Caminho das Bananeiras, acessando a Trilha Ytepopo pelo sentido inverso e concluindo o percurso no Espaço Porto Canoas.
O nome Ytepopo vem do tupi-guarani, idioma tradicional dos povos originários que habitavam a região do Parque Nacional do Iguaçu, e era como os nativos nomeavam o local das Cataratas do Iguaçu.
A etimologia diz que “Y” é “rio” ou “água”; “te” é uma sílaba de ligação; e “po” é “salto”. A repetição tem significado superlativo, representando intensidade ou quantidade, ou seja, “rio que pula e pula”, “rio que salta”, “rio que salta muito” ou “rio de muitos saltos”.
Serviço
A Trilha Ytepopo pode ser percorrida todos os dias, das 9h às 14h30. São cinco quilômetros de extensão e duração estimada de uma hora e quarenta minutos. A entrada está incluída no ingresso regular do parque.
Para todas as trilhas e caminhos do Parque Nacional do Iguaçu, é indicado o uso de roupas apropriadas para atividades físicas, leves e confortáveis, além de calçados fechados. É recomendado também passar protetor solar e repelente, além de levar itens como boné e óculos de sol.
Compartilhe essa matéria via:
Resolva sua viagem aqui
Fonte: Viagem e Turismo