Piloto inglês Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário do Brasil

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu, nesta segunda-feira (7), o título de cidadão honorário brasileiro. O inglês heptacampeão mundial está no país para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no final de semana.

De autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), o projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados, tem como objetivo reconhecer a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além de uma homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo, em 2021, quando o piloto usou um capacete com as cores do Brasil. Ele também repetiu o gesto de Senna com a bandeira brasileira durante sua volta de consagração pelo autódromo após vencer a corrida.

Na solenidade desta segunda, Hamilton voltou a homenagear Senna. “Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna”, disse. O piloto foi extremamente aplaudido no plenário e se emocionou ao receber o título. “Agora finalmente eu posso dizer que sou um de vocês”, celebrou.

No início do ano, Hamilton Lewis foi alvo de provocação e ataque racista por parte do piloto brasileiro Nelson Piquet, que chamou o inglês de “neguinho” durante uma entrevista dada a um canal do YouTube. Hamilton se manifestou por meio de sua conta no Twitter, em português, e disse que a prioridade no momento era “focar em mudar a realidade”. “É mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu o piloto em outra publicação, em inglês.

Fonte: AcheiUSA