Ponta do Mel, um lugar pra desconectar do resto do mundo

Já não cruzávamos com nenhum carro havia um bom tempo quando, finalmente, chegamos à Ponta do Mel. Para quem vem de Natal pela estrada menos recomendada, a sensação de estar chegando a um lugar remoto é ainda maior. A meio caminho entre a capital do Rio Grande do Norte e Fortaleza, em uma das pontinhas mais setentrionais do território Potiguar, o sertão encontra com o mar em uma paisagem muito única e impactante.

O cartão postal que nasceu como cenário de filme.
O cartão postal que nasceu como cenário de filme. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Como chegar a Ponta do Mel

Por mais poético que seja, não venha pelo trajeto que passa por Pendências, o que implica dirigir por mais de uma hora por uma estrada que parece ter sofrido um ataque aéreo, repleta de crateras. Apesar de ser o caminho que o Google Maps recomenda para quem vem de Natal, por ser o mais curto, vale ouvir a sabedoria local (que eu ignorei) e pegar a BR-304 até Mossoró e, de lá, seguir pela BR-110 e a RN-404, num total de 342 km.

Resolva sua viagem aqui

Sem 4G

Parte do município de Areia Branca, o vilarejo da Ponta do Mel tem seis mil habitantes e é uma oportunidade pra desconectar do resto do mundo — até porque o seu celular vai ficar sem sinal mesmo. Entre falésias vermelhas, dunas gigantescas e vegetação de caatinga, a faixa de areia batida é apenas uma coadjuvante perto da paisagem tomada de cactos gigantes.

Com algumas barracas supersimples concentradas diante do vilarejo — que estavam fechadas quando passei por lá em dias de semana —, a praia é boa pra caminhar e correr. Mas você só vai conseguir fazer isso sem fritar se acordar muito cedo ou aproveitar o fim de tarde.  Quando o sol está no auge, o negócio é se largar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Na alta, o banho de mar não é dos mais agradáveis.

Onde o sertão encontra o mar.
Onde o sertão encontra o mar (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Coisa de cinema

Do mirante das três cruzes, no topo de uma falésia vermelha, a verdadeira beleza do lugar se revela, especialmente no fim de tarde. Cercadas de cactos gigantes, as tais cruzes foram parar ali por causa das filmagens de Maria Mãe do Filho de Deus, com Giovanna Antonelli — os locais são cheios de histórias sobre os bastidores…

Pela paisagem tão peculiar, a região já foi set de filmagem de várias outras produções. Outro souvenir cinematográfico local, de gosto questionável, é o ônibus da série 3%, da Netflix, que continua atolado aos pés das Dunas do Rosado, a 10 km da Ponta do Mel. Esse gigantesco conjunto de dunas de areia de nuances cor-de-rosa mais se parece ao deserto do Saara ou da Namíbia. Não à toa, foi o “Marrocos” de algumas cenas da novela O Clone.

Dunas do Rosado no fim de tarde: um espetáculo.
Dunas do Rosado no fim de tarde: um espetáculo (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Continua após a publicidade
Outro souvenir cinematográfico da região.
Outro souvenir cinematográfico da região (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Resolva sua viagem aqui

Turismo roots

O turismo é tão incipiente na região que ainda não há passeios de bugue pra explorar as dunas. Por outro lado, pelo que observei, quem tem um 4X4 pode entrar na cara e na coragem — não faça isso se você não tem muita experiência em dirigir na areia, já que há risco de capotar ou atolar. Pra quem está de carro convencional, o que dá pra fazer é estacionar no fim da estradinha, perto do ônibus da 3% e caminhar. Na hora do pôr do sol, quando a cor rosa se acentua, o visual é espetacular.

+ Busque hospedagem na Ponta do Mel

Onde comer na Ponta do Mel

Há pouquíssimos restaurantes no vilarejo e alguns deles só abrem nos fins de semana. Na pracinha principal, dá pra descolar uma pizza básica, tapiocas e açaí. A melhor refeição eu fiz no restaurante da Pousada Beiral: peixe fresco e cerveja trincando de frente pro mar. Escondidinho numa rua da parte mais alta do vilarejo, o Sabores Casa de Taipa tem comida caseira honesta (encontrei a dona de papo com as amigas na calçada e ela abriu o lugar só pra mim…).

Peixinho fresco no restaurante da Pousada Beiral.
Peixinho fresco no restaurante da Pousada Beiral (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Onde ficar na Ponta do Mel

Fiquei na Pousada Maré, uma das mais ajeitadas do vilarejo, com quartos amplos, limpos e com ar-condicionado. A pousada fica a poucos passos da praia e tem um jardim botânico esplêndido, com ducha, que funciona como um refúgio nas horas de sol a pino. O café da manhã é uma delícia e o atendimento não podia ser mais simpático. Outra simpática é a Amayara, que tem piscina. Busque outras opções de hospedagem na Ponta do Mel.

Leia tudo sobre Rio Grande do Norte

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo