Praia dos Carneiros: dicas pra curtir o paraíso sem roubadas

Com portinha e detalhes pintados de verde, ornando com os coqueiros ao redor, a capelinha de São Benedito tem tudo para merecer o prêmio de mais instagramável do Nordeste. Mas essa imagem idílica – que as pessoas fazem fila pra clicar – está longe de ser a mais espetacular de Carneiros. Presença garantida nas listas das mais bonitas do Brasil, essa praia pernambucana é tão perfeita que parece com aqueles protetores de tela “tropical vibes” do seu laptop, com um oceano de coqueiros inclinados, corais que formam piscinas cristalinas e bancos de areia branca como talco. Veja como curtir esse paraíso sem roubadas:

 A tal da Capelinha

Ok, vamos direto ao que interessa a muita gente: a Capela de São Benedito, também conhecida como Igrejinha dos Carneiros. Parte de uma propriedade privada, o Sítio Boa Esperança, ela foi construída no século 18 pelo Visconde de Rio Formoso, um sortudo que possuía boa parte das terras que cercam a praia. Além de ser objeto do desejo de noivas e noivos de todo Brasil, celebra missas em datas especiais, como o dia de São Benedito (5/10).

A luz mágica de um fim de tarde tranquilo na Igrejinha dos Carneiros.
A luz mágica de um fim de tarde tranquilo na Igrejinha dos Carneiros. Adriana Setti/Arquivo pessoal
O circo armado na frente da igrejinha, lá pelas 10h.
O circo armado na frente da igrejinha, lá pelas 10h. Adriana Setti/Arquivo pessoal

 Instagramando a Igrejinha

O momento ideal para fotografar a igrejinha é nas primeiras horas da manhã (antes das 8h), quando o sol ilumina a fachada frontal e os passeios vindos de Porto de Galinhas ainda não chegaram. Lá pelas 10h, os arredores da capela fervem com barcos, música alta, carrinhos de comida e muita gente em busca do clique perfeito. O fim da tarde é outro bom momento em termos de luz. Mas, ainda que seja mais tranquilo do que pela manhã, será bem difícil estar a sós com essa formosura, a menos que você esteja na baixíssima temporada.

Fugindo da muvuca

Praticamente todas os passeios para visitar a Praia dos Carneiros fazem um pit stop na igrejinha, outro no banco de areia que se forma na frente da praia na maré baixa e, depois, desembocam no Bora Bora, uma colossal barraca de praia que concentra boa parte da multidão, bem na frente da magnífica piscina cristalina no meio dos corais.

A piscina natural em um momento de paz e amor.
A piscina natural em um momento de paz e amor. Adriana Setti/Arquivo pessoal

Se você ficar hospedado na Praia dos Carneiros, vai se ligar rápido nessa dinâmica. Daí, é só tentar driblar o fluxo desses passeios para conhecer os lugares com mais tranquilidade. Outra ótima notícia é que, fora desses pontos de aglomeração na alta temporada, há uma enoooorme faixa de areia que costuma ser tranquilidade pura. Para conhecer o banco de areia na santa paz, alugue um sup ou um caiaque ao invés de pegar um barco grande.

Continua após a publicidade

A piscina perfeita

Ficar por dentro da tábua das marés também é fundamental para conhecer a piscina natural de Carneiros no seu melhor momento, com a maré baixa. Na maré cheia, você nem vai notar que ela existe.

Duas Carneiros

Dá pra dizer que Carneiros é dividida em duas partes. Uma delas, onde está a igrejinha, é voltada para a foz de um rio; outra, para o mar aberto. Ambas são belíssimas. Mas, na minha modesta opinião, o pedacinho mais perfeito, além de mais tranquilo, é o de mar aberto, bem na frente do restaurante Beijupirá.

Meu trecho favorito da praia é tranquilidade pura.
Meu trecho favorito da praia é tranquilidade pura. Adriana Setti/Arquivo pessoal

 Onde comer

Na pousada Bangalôs do Gameleiro, o Jobar é o melhor restaurante de Carneiros, além de um dos pouquíssimos que ficam abertos à noite. Já o famoso Beijupirá, tem espreguiçadeiras, bar e restaurante em um belíssimo gramado voltado pra parte mais bonita da praia – confesso que não delirei com a comida, mas o lugar faz valer o preço salgado e a taxa de day use. Na vizinha praia de Tamandaré, o ótimo Mirapraia tem frutos do mar e moquecas saradas de frente pro mar, além de ficar aberto à noite.

 Onde ficar

Ficar hospedado com o pé na areia em Carneiros é um privilégio duplo. Não só por estar a dois passos do paraíso, como porque há poucos acessos públicos à praia, nem sempre fáceis de encontrar. Quem vem de fora geralmente acaba tendo que entrar por algum restaurante e pagar o day use – por isso tanta gente acaba no muvucado Bora Bora. Minha sorte grande foi ter encontrado o Sítio Estrela do Mar, que tem alguns bangalôs simples e confortáveis bem espalhados por um grande terreno de frente para o mar, com serviço de praia e um restaurante que serve café da manhã (não incluído), petiscos e pizzas. Todos os bangalôs têm ar-condicionado, cozinha equipada, terracinho e churrasqueira. Os Bangalôs do Gameleiro também são uma ótima pedida.

 Procure acomodação na Praia dos Carneiros

Alerta pegadinha

Nas plataformas de aluguel por temporada e de reserva de pousadas, muitos estabelecimentos se vendem como hospedagem na Praia dos Carneiros mas, na verdade, ficam praticamente na praia de Tamandaré, que é bem mais urbanizada e tem muito mais opções de hospedagem econômica. Vale saber que, ficando ali, é preciso caminhar por pelo menos meia hora pela areia para chegar até a piscina natural e quase uma hora até a igrejinha. O melhor trecho para se hospedar é do Beijupirá para a esquerda de quem olha pro mar.

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo