Prova de vida para segurados do INSS é suspensa até fim do ano

Essa notícia pode ser de interesse para muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos porque fica mais difícil comprovar estar vivo morando no exterior. Portanto, esta informação é bastante valiosa e os residentes que vivem aqui devem acionar seus procuradores no Brasil para requerer os pagamentos das aposentadorias.

O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que suspende, até 31 de dezembro de 2021, a comprovação de vida para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida havia sido vetada por Bolsonaro na Lei nº 14.199, de 2 de setembro de 2021 que prevê meios alternativos para prova de vida, mas o veto foi derrubado pelo Congresso.

O trecho, agora em vigor, foi publicado nesta quarta-feira (6) em edição extra do Diário Oficial da União.

A prova de vida é uma exigência para manutenção do benefício e o não cumprimento leva a sanções que podem chegar à suspensão do pagamento por falta de atualização cadastral.

Em 2020, a exigência da prova de vida foi suspensa em razão da pandemia de covid-19, mas retomada em junho deste ano. A medida afeta a vida de mais de 7,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que, agora, não terão seus benefícios suspensos caso não façam o procedimento. Com informações da Agência Brasil

Fonte: AcheiUSA