Top 5: lugares incríveis no Brasil para aproveitar o verão

O calor chegou e, com ele, a vontade de viajar para o litoral. Curtir o mar, conhecer a cultura e a história do local, experimentar as comidas típicas… Toda essa experiência é muito enriquecedora e relaxante. Mas como programar todos os detalhes da viagem de um jeito simples em uma época disputada como o verão? E para onde ir, com tantos lugares lindos no Brasil?

Para a primeira pergunta, a resposta é fácil: a dica é planejar tudo pela internet em um site/aplicativo de reservas online, como a Expedia, referência mundial nessa área. Reservar voos, hospedagem, carros e passeios fica bem mais prático e rápido: não precisa sair de casa, você compara preços, lê a avaliação de quem já se hospedou nos hotéis, vê no mapa onde fica cada acomodação, aproveita promoções, contrata tudo na hora e depois gerencia pelo app.

Já sobre o destino, a escolha é um pouco mais difícil, já que a costa brasileira é cheia de cidades incríveis. Mas, para descomplicar essa tarefa, selecionamos cinco opções certeiras a seguir, cada uma com um estilo. Aí, basta escolher a sua preferida, contratar os serviços pelo computador ou celular e arrumar as malas.

Salvador, Bahia

Pôr do sol na Praia do Farol da Barra, em Salvador

Pôr do sol na Praia do Farol da Barra, em Salvador (golero/iStock)

Os encantos da capital baiana são reconhecidos em todo o mundo. As belezas naturais da primeira capital nacional, assim como o alto-astral de seus habitantes, são atrativos para turistas de todas as regiões brasileiras e de diversos países. As praias do Porto e Farol da Barra são as mais requisitadas na área urbana. E as de Stella Maris, Itapuã e Flamengo, embora afastadas do centro, costumam fazer sucesso nos fins de semana.

Se o foco não for só o mar, visite o Mercado Modelo, na Cidade Baixa, e depois suba pelo Elevador Lacerda para chegar ao Pelourinho – Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985. Caminhar pelo centro histórico de Salvador é garantia de um passeio cultural cheio casarões, museus, ateliês e espaços culturais. No verão, a banda Olodum ensaia no Largo do Pelourinho duas vezes por semana e é outro programa imperdível. E também não se esqueça de aproveitar o melhor da famosa culinária baiana, com delícias como acarajé, moqueca, ensopado e bobó. Veja ofertas especiais para Salvador na Expedia.

Fortaleza, Ceará

Vista aérea da região beira-mar em Fortaleza

Vista aérea da região beira-mar em Fortaleza (Phaelnogueira/iStock)

A capital cearense certamente possui um dos mais belos litorais do Brasil. Com infraestrutura impecável para atender turistas, a Praia do Futuro é a melhor pedida na cidade, com barracas superequipadas, internet, massagem, parque aquático e aquele mar lindo que só o Nordeste tem. Mas quem possui um tempinho pode também passar o dia em outras praias cearenses bem pertinho da capital, como Canoa Quebrada e Cumbuco.

A vida noturna em Fortaleza também é bem interessante e animada. Na Rua Dragão do Mar, por exemplo, os bares instalados em antigos casarões coloridos são um charme à parte. A gastronomia não fica atrás: o pargo assado no sal grosso é um dos pratos mais pedidos nas barracas situadas na orla da Praia do Futuro. Veja ofertas especiais para Fortaleza na Expedia.

Recife, Pernambuco

Sobrados coloridos do século 19 às margens do Rio Capibaribe, no Recife

Sobrados coloridos do século 19 às margens do Rio Capibaribe, no Recife (FerreiraSilva/iStock)

Graças à sua paisagem, cortada por rios, a cidade é conhecida como a Veneza brasileira. O passeio de catamarã, no centro, por exemplo, proporciona uma experiência única aos turistas, que podem admirar os edifícios históricos do período colonial e explorar a geografia do Rio Capibaribe. Caminhando pelo Recife Antigo, é possível visitar o Marco Zero, o Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus com suas construções coloridas, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Torre Malakoff, entre outros pontos. Ali pertinho, ainda tem a linda Capela Dourada, com seu interior todo coberto de ouro.

Saindo da parte antiga, não deixe de ir à famosa Praia de Boa Viagem, com águas mornas e esverdeadas. E de experimentar alguns pratos típicos pernambucanos, como o delicioso bolo de rolo, feito com camadas bem finas de bolo, enroladas com goiabada. Veja ofertas especiais para o Recife na Expedia.

Florianópolis, Santa Catarina

Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Florianópolis (daniel_wiedemann/iStock)

Centro com cara de metrópole, trilhas em matas preservadas, inscrições rupestres, praias tranquilas, agitadas e outras com ondas perfeitas para surfe, dunas e vilas bucólicas. Tudo isso, acredite, faz parte de Florianópolis. Multifacetada, a cidade encanta qualquer perfil de turista, com atrações que vão muito além do mar.

No quesito gastronomia, Floripa também se destaca, com pratos de influência açoriana. A cidade ainda é responsável por cerca de 80% da produção nacional de ostras, o que a torna o melhor lugar do Brasil para comer a iguaria bem fresca. A sequência de camarão é outro sucesso gastronômico na ilha que merece ser apreciado. Veja ofertas especiais para Florianópolis na Expedia.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Teleférico do Complexo Unipraias, em Balneário Camboriú

Teleférico do Complexo Unipraias, em Balneário Camboriú (luoman/iStock)

Famosa por sua vida noturna, Balneário Camboriú reúne as mais badaladas casas noturnas de Santa Catarina. Seus beach clubs, com música eletrônica ou sertaneja, são referência na região. E para quem gosta mais de bar, é só escolher entre diversos da Avenida Atlântica.

Mas nem apenas da noite vive a cidade: as praias também são grandes atrativos desse destino, com estilos que agradam todos os perfis de viajantes: jovens, famílias com crianças, naturalistas, surfistas, baladeiros. E tem atividade até para quem curte turismo de aventura. O parque Unipraias possui teleférico, tirolesa, arvorismo, mirantes com vista panorâmica e um trenó que pode atingir 60 quilômetros por hora. Veja ofertas especiais para Balneário Camboriú na Expedia.

Fonte: Viagem e Turismo