Trem turístico será inaugurado entre São Paulo e Minas Gerais

A ferrovia histórica Minas-Rio, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, está sendo restaurada para receber um trem turístico. A rota terá 34,5 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Cruzeiro, em São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. A previsão é que a obra completa seja concluída até 2024. Porém, em dezembro de 2022, será inaugurada uma primeira parte do trajeto, que terá 6 quilômetros de extensão e ligará duas estações de Cruzeiro: a Estação de Cruzeiro, que fica no centro da cidade e também está sendo reformada para receber os passageiros, e a Estação Rufino de Almeida, que fica na zona rural da cidade. A responsável pelo projeto é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que afirma que 4,5 quilômetros da ferrovia já foram restaurados. O trabalho consiste em desenterrar e recuperar os trilhos de madeira, que foram abandonados há cerca de três décadas e estão apodrecidos.

A ferrovia histórica é chamada de Minas-Rio porque, inicialmente, iria de Passa Quatro, em Minas Gerais, a uma estação no estado do Rio de Janeiro. Os planos mudaram e a cidade escolhida como destino final acabou sendo Cruzeiro, no interior de São Paulo. Quando as restaurações estiverem concluídas, o passeio se chamará Trem Turístico da Revolução de 1932. Isso porque a ferrovia também foi palco para episódios marcantes da revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas e sua recusa em elaborar uma nova Constituição. O trajeto passará, por exemplo, pelo Túnel da Mantiqueira, onde houve lutas entre as tropas rebeldes paulistas e as forças federais.

O objetivo dos rebeldes paulistas era pegar os trens que levavam até a cidade de Três Corações, em Minas Gerais, onde ficava um importante quartel-general. Porém, as forças federais acabaram vencendo e retomaram o controle das cidades do Vale do Paraíba, levando os paulistas a se renderem e assinarem um armistício em Cruzeiro. Cerca de cem soldados morreram nesse embate e o Túnel da Mantiqueira ainda guarda marcas de tiros da batalha que completou 90 anos no dia 9 de julho de 2022. O livro Revolução de 1932, de Ricardo Della Rosa, conta mais detalhes sobre esse momento histórico.

Não se confunda

Passa Quatro, em Minas Gerais, já possui outro trem turístico, o Trem da Serra da Mantiqueira. Esse passeio realiza diariamente um trajeto de dez quilômetros entre duas estações da cidade, a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio, já bem próxima do Túnel da Mantiqueira. O Trem da Serra da Mantiqueira continuará funcionando normalmente, de forma independente ao Trem Turístico da Revolução de 1932 – eles não terão ligação entre si.

Além disso, está sendo restaurada uma terceira rota de trem que, esta sim, ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, até fevereiro de 2023, o trem percorra 37 quilômetros entre Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). Saiba mais sobre o projeto aqui.

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo