Zelensky diz que ‘Lula quer ser original’ no plano de paz para guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva “quer ser original” no plano de paz para acabar com a guerra entra Rússia e Ucrânia. A declaração foi dada na quinta-feira (1º) em entrevista coletiva para veículos da América Latina, incluindo o jornal Folha de S.Paulo. “Lula quer ser original, e devemos dar essa oportunidade a ele. Agora, é preciso responder a algumas perguntas muito simples. O presidente acha que assassinos devem ser condenados e presos? Creio que, se tiver a oportunidade, ele dirá que sim. Ele encontrará tempo para responder a essa questão?”, questionou Zelensky.

O ucraniano afirmou também que está pronto para se reunir com Lula e criticou o que chamou de “falta de tempo” do presidente brasileiro para se encontrar com ele durante a reunião do G7, no Japão, semanas atrás. “Ele não achou tempo para se reunir comigo, mas, talvez, tenha tempo para responder a essa pergunta”, disse. Na época, Lula havia dito que o presidente ucraniano não apareceu na hora marcada. Em nota, o Itamaraty confirmou que foram oferecidos três horários da agenda de Lula para o encontro com Zelensky em Hiroshima.

Lula e Zelensky conversaram brevemente em maio deste ano por videoconferência. Os dois falaram sobre a guerra e a busca da paz. O presidente Zelensky lembrou que Lula já esteve em seu país (em 2004 e 2009) e o convidou para uma visita a Kiev. Lula disse que atenderia o convite em um momento adequado, e o retribuiu, com o desejo de que o retorno da paz facilite esses encontros.

No dia 26 de maio, Lula informou via redes sociais que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o petista, na ligação, ele informou Putin que não poderia ir à Rússia participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que acontece entre 14 e 17 de junho, no país europeu.

O petista disse ainda que, na conversa com Putin, reiterou a disposição do governo brasileiro – ao lado de Índia, Indonésia e China – de dialogar com a Rússia e a Ucrânia para buscar a paz no leste europeu.

The post Zelensky diz que ‘Lula quer ser original’ no plano de paz para guerra entre Rússia e Ucrânia appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA