Brasileiros podem entrar na Itália? Conheça as atuais regras de acesso ao país

Quem pode viajar para a Itália atualmente? As restrições sanitárias impostas por todos os países europeus aos viajantes vindos do Brasil persistem desde o início da pandemia no ano passado. Ultimamente algumas destas regras até se agravaram devido à complicada situação epidemiológica brasileira. Conheça abaixo todas as regras e exceções de quem pode viajar atualmente para Itália partindo do Brasil.

Quem pode entrar na Itália?

Atualmente apenas passageiros viajando de determinados países podem entrar na Itália. São eles:

  • cidadãos italianos e dos outros 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia), mais de San Marino, Suíça, Noruega, Islândia e Vaticano;
  • residentes dos 26 países da União Europeia, mais de San Marino, Suíça e Vaticano;
  • familiares diretos de residentes ou de cidadãos italiano;
  • pessoas que estiveram nos últimos 14 dias nos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Israel, Coreia do Sul, Tailândia, Mônaco, Noruega, Islândia, Japão, Ruanda, Suíça e Andorra*;
  • passageiros viajando a negócios;
  • estudantes inscritos em escolas e universidades italianas;
  • passageiros em trânsito para seu país de residências;
  • militares.

*testes são obrigatórios e quarentena de 5 dias pode ser aplicada ao chegar à Itália.

roma italia fontana di trevi

Brasileiros podem entrar na Itália?

Os brasileiros que embarcam a partir do Brasil não podem entrar na Itália. O  decreto, vigente no mínimo até 15 de maio, proíbe esta viagem para todas as pessoas que estiveram nos últimos 14 dias no Brasil. São exceções:

  • militares;
  • residentes na Itália;
  • pessoas com cidadania europeia;
  • pais de crianças menores de 18 anos que vivem na Itália;
  • funcionários e agentes, seja qual for a sua designação, da União Europeia ou de organizações internacionais, agentes diplomáticos, pessoal administrativo e técnico de missões diplomáticas, funcionários consulares, militares e forças policiais, no exercício das suas funções .

Vale destacar, que se você é cidadão brasileiro mas está há mais de 14 dias em algum país da União Europeia, Reino Unido, Israel, Coreia do Sul, Tailândia, Mônaco, Japão, Ruanda, Suíça ou Andorra, é possível entrar sim na Itália.

Para possíveis atualização sobre as restrições impostas aos viajantes na Itália você pode acessar o site da Associação Internacional de Transporte Aéreo – Iata.

Voos para a Itália

Desde janeiro os voos entre o Brasil e a Itália estão suspensos. A Alitalia está comercializando voos diretos de São Paulo para Roma a partir de 2 de julho. Já a Latam ainda não tem previsão de retomar os voos diretos para a Itália.

Como chegar à Itália?

Para quem se enquadra nos itens acima de passageiros permitidos à entrar na Itália e precisa viajar para o país. Atualmente só é possível chegar lá saindo do Brasil por meio de voos com conexão, na França, Portugal, Holanda, Turquia e Suíça. Entretanto, há algumas obrigações que todos os passageiros embarcados no Brasil devem apresentar:

  • preenchimento da declaração de saúde;
  • obrigação de teste molecular ou antigênico negativo realizado nas 48 horas anteriores à viagem;
  • obrigação de teste molecular ou antigênico negativo realizado na chegada ao aeroporto, ou, no caso de chegada em portos ou locais de fronteira, no prazo de 48 horas, junto à autoridade sanitária local competente;
  • independentemente do resultado do teste, a obrigação de se submeter ao isolamento por um período de 10 dias;
  • obrigação de realizar mais um teste molecular ou antigênico ao final do período da quarentena de 10 dias.

Isenção de quarentena

Algumas pessoas que embarcam no Brasil podem se ver isentas da quarentena obrigatória. São elas:

  • pessoas a trabalho que permaneceram menos de 120 horas no país, mas sue em casos de urgência absoluta;
  • ao pessoal de empresas e entidades com sede social ou secundária na Itália, para deslocações ao estrangeiro para comprovada necessidade de trabalho com duração não superior a 120 horas;
  • funcionários e agentes da União Europeia ou organizações internacionais, agentes diplomáticos, pessoal administrativo e técnico de missões diplomáticas, funcionários consulares e funcionários, pessoal militar, incluindo os que regressam de missões internacionais, e pessoal militar da Polícia, ao pessoal do Sistema de Informação para a segurança da República e do Corpo de Bombeiros no exercício das suas funções.

Todos estes casos devem ser reportados e autorizados pelo Ministério da Saúde da Itália, que deve ser contactado pelo email: [email protected] . Veja aqui mais detalhes dos documentos que devem ser enviados.

Quando a Itália será reaberta sem restrições?

O decreto com as restrições aplicadas aos brasileiros viajando a partir do Brasil está vigente até o dia 15 de maio, mas é bem possível que seja prorrogado devido a situação epidemiológica no país. A União Europeia discute atualmente a liberação da entrada de turistas vacinados de países com menos de  100 casos por 100 mil habitantes. Infelizmente o Brasil não se enquadra. Além disto, os países do Bloco pretendem adotar um Certificado Verde Digital para facilitar as viagens.

Veja nossa análise sobre quando os brasileiros poderão viajar novamente para a Europa sem restrições.

Situação epidemiológica na Itália

A Itália tem registrado nas últimas semanas um leve abrandamento da terceira onda de Covid-19. Fortemente atingida no início da pandemia, os italianos já registraram até hoje mais de 4 milhões de casos e 122 mil óbitos. Na última semana o país registrou em média 10 mil casos diários e 250 mortes provocadas pelo vírus.

Em relação à vacinação a Itália segue a média da União Europeia e pelo menos 38% de sua população já recebeu a primeira dose da vacina.

Onde tirar dúvidas

Caso tenha outras dúvidas sobre quem pode viajar para Itália procure a representação diplomática italiana. Além da embaixada em Brasília, há consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte, encontre aqui o contato.

Embaixada da Itália em Brasília

S.E.S. Av. das Nações Quadra 807, Lote 30
70420-900 Brasilia – DF
Tel: 0055 61 3442 9900

Endereço e-mail: [email protected]

Twitter:@ItalyinBrazil
Facebook: @ItalyinBrazil
Instagram: @italyinbrazil

Fonte: Melhores Destinos