
Diretor do Serviço de Saúde Pública, órgão do Departamento da Saúde e Serviços Humanos do governo federal, Jerome Adams.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o presidente Donald Trump anunciaram novas diretrizes federais recomendando que a população nos Estados Unidos use coberturas faciais quando em público, principalmente em áreas com muitos casos, para ajudar a combater a propagação do novo coronavírus.
Neste sábado, 4, os EUA contabilizavam 277,985 casos confirmados, 12,283 pessoas recuperadas e 7,146 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopinks.
As autoridades federais disseram que as máscaras cirúrgicas e máscaras de respirador N95 devem ser deixadas para quem está na linha de frente do combate à propagação da infecção.
Há pouco mais de um mês, a recomendação do CDC era que as pessoas só usassem máscaras se apresentassem sintomas ou se estivessem cuidando de alguém doente. A diretriz mudou depois que um estudo mostrou que 25% das pessoas não apresentam sintomas mesmo tendo a doença e podem contaminar outras sem saber.
Nova orientação
A nova orientação do CDC incentiva as pessoas, especialmente em áreas afetadas pela disseminação do coronavírus, a usar algo para cobrir a boca e nariz, mesmo que improvisadas como camisetas, bandanas e máscaras não médicas enquanto estiverem ao ar livre.
No entanto, o presidente se eximiu das diretrizes do próprio governo, dizendo que não podia se imaginar cobrindo o rosto enquanto estava sentado no Salão Oval cumprimentando os líderes mundiais. “Estou escolhendo não fazer isso. É uma recomendação, eles recomendam”, disse Trump. “Eu só não quero usar uma.”
Diretor do Serviço de Saúde Pública, órgão do Departamento da Saúde e Serviços Humanos do governo federal, Jerome Adams justificou a recomendação com base no fato de pacientes contaminados com o novo coronavírus poderem transmitir o vírus antes mesmo de apresentarem os sintomas da Covid-19.
“O vírus pode se espalhar entre pessoas interagindo muito próximas umas das outras, mesmo que elas não apresentem sintomas”, disse Adams.
Para a maioria das pessoas, o novo coronavírus causa sintomas leves ou moderados, como febre e tosse, que desaparecem em duas a três semanas. Para alguns, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde existentes, pode causar doenças mais graves, incluindo pneumonia e morte.
O que diz a OMS?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manteve nesta sexta as recomendações sobre o uso de máscara preferencialmente para profissionais da saúde ou pessoas que tem contato direto com um infectado. Porém, o órgão internacional reconhece que estuda estratégias sobre o uso comunitário da máscara como uma forma de diminuir o número de infecções por Covid-19.
“O debate sobre o uso de máscaras, em geral, é baseado, é construído, não no paradigma de se proteger. A evidência é bastante clara de que o uso de uma máscara em público não o protege necessariamente”, afirmou o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan. Com informações da AFP.
Veja o Diretor do Serviço de Saúde Pública, órgão do Departamento da Saúde e Serviços Humanos do governo federal, Jerome Adams, ensinando como improvisar uma máscara.
O post CDC e Trump recomendam o uso de máscaras improvisadas fora de casa apareceu primeiro em .
Fonte: Gazeta News