Cidades de imigrantes da FL são novo alvo da COVID-19 nos EUA

quarentena

Várias comunidades pobres de imigrantes na zona rural da Flórida têm sido alvo de novos surtos de casos de COVID-19, a doença causada pelo coronavírus. É o caso de áreas como Immokalee, Indiantown, West Palm Beach e Belle Glade (uma cidade predominantemente negra ao sul do lago Okeechobee). Autoridades acreditavam que comunidades como essa seriam poupadas por causa da sua localização remota e pequenas populações.

É o caso de Immokalee, uma cidade atingida pela pobreza no meio de uma das áreas com maiores números do COVID-19 no estado. Ela está entre várias comunidades de imigrantes na Flórida – e inúmeras áreas rurais nos Estados Unidos – que sofreram surtos recentemente.

“Tivemos que trabalhar. Senão, quem faz? ” disse ao AP o imigrante Elbin Sales Perez, 31, que ocupa uma função considerada essencial, a jardinagem. “Tivemos que lutar todos os dias com a ameaça do vírus, até que o pegássemos”, relatou o guatemalteco. Ele – infectado pela doença- está de quarentena em casa com a esposa Yecenia Solorzano e os filhos Jordi e Athena.

Dados são baixos na FL

Per capita, a Flórida classifica-se em 31º no país, posição relativamente baixa de novos casos de COVID-19 no país, de acordo com dados fornecidos pela Universidade Johns Hopkins. Mas o estado viu um aumento nos novos casos ao mesmo tempo em que começou gradualmente a levantar as restrições impostas sobre empresas e negócios no mês passado, especialmente na semana passada. O aumento pode ser em parte devido à expansão dos testes realizados.  

Os esforços para realizar testes locais amplos em Immokalee não começaram a valer até o início de maio, justamente quando as autoridades começaram a levantar restrições em todo o estado para reiniciar a economia.

Outras regiões

Também surgiram surtos em Indiantown, uma pequena comunidade com uma grande população de imigrantes guatemaltecos e mexicanos a noroeste de West Palm Beach, e Belle Glade, uma cidade predominantemente negra ao sul do lago Okeechobee.

A cidade isolada, com 25.000 habitantes ao norte de Everglades, registrou mais de 1.000 casos, superando nas últimas semanas a taxa de infecção em Orlando, que tem uma população 10 vezes maior e abriga um movimentado aeroporto internacional.

O número total de casos em Immokalee superou os de Miami Beach, com mais de 900, e Saint Petersburg, com mais de 800, segundo estatísticas do departamento de saúde do estado.

Enquanto isso, a porcentagem de testes que retornaram positivos no Condado de Collier, onde fica Immokalee, é a mais alta do estado entre os municípios que testaram mais de 5.000 pessoas.

Com informações da Associated Press e do SunSentinel.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Cidades de imigrantes da FL são novo alvo da COVID-19 nos EUA apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News