Como Explicar A Uma Criança A Forma Correta De Agir?

A respeito à pergunta é: em primeiro lugar, agindo de forma correta como pais. Os pais são o exemplo para o qual os filhos olham. Não o que os pais falam, mas o que eles fazem e são, a verdade que têm dentro.

Pois, as crianças têm esse poder especial: o de “captar” (sem sequer ter consciência disso) a verdade dos pais. Por este motivo, não adianta tentar convencer os filhos a adotar um comportamento quando a gente não o pratica. A educação “da boca para fora” não funciona.

Por que então um filho iria modificar seu comportamento? Só porque “você quer”? O que faz com que um filho ouça seus pais? Se a criança quiser muito fazer algo e os pais se opuserem, ela vai se rebelar e acusar os pais de serem “maus”. E fará tudo o possível para dobrar a vontade dos pais. É um jogo de forças. Ela usará as suas: choro, grito, malcriação, silêncio, etc.; os pais usarão deles: autoridade.

Mas a autoridade sem liderança é autoritarismo. O não pelo não, só porque você é mais velho, mais forte, tem o dinheiro, é efetivo até a criança não virar grande o suficiente para usar mais força, ser mais revoltada, sair de casa e etc.

Por qual razão o seu “não” como mãe ou pai deveria ser importante para seu filho?

Porque você deveria ser o líder dessa pessoinha. E líder não é simplesmente quem tem o poder. Líder é quem faz o poder ser algo bom. Líder é quem sabe a direção, a razão e o como. O líder tem critérios, visão e valores. Então, o seu “não” nasce da consciência do que vale e é importante. Por isso, o líder não se dobra às lágrimas mas sabe acolhê-las. Pode consolar sem se dobrar. Ou simplesmente permanecer inamovível como uma rocha e, assim fazendo, projetar a energia da força e da determinação – sem brutalidade, com sabedoria.

A criança, que como já dissemos tem poderes paranormais e capta (sem ter consciência clara) a verdade dos pais, vai entender que os pais sabem do que estão falando. Ela vai sentir que algo real está acontecendo. Ela vai acordar de seu transe e prestar atenção.

A questão de “explicar” para uma criança é relativa à idade da criança e ao assunto. Hoje em dia, os pais, que querem ser melhores das gerações anteriores, falam demais e coisas que crianças e jovens não podem entender de verdade por simples falta de experiência. O que uma criança de 5 anos vai entender quando a mãe a apressar dizendo, “Vamos filho, é tarde! Já são seis horas, vai ter trânsito no caminho de volta para casa.” O que “tarde”??

Tem muita coisa que crianças e jovens não entendem e por isso para prestar atenção aos pais precisam confiar neles, no julgamento deles. E como se sentem respeitados e amados, mesmo recebendo vários nãos, eles irão seguir – relutantes, mas seguidores.

Portanto, as crianças modificam seus comportamentos quando reconhecem em seus pais líderes fortes e sábios, mesmo quando não gostam do que ouvem. Mas o líder precisa saber manter o timão do barco firmemente em suas mãos o que significa que, às vezes, é preciso dar um “chega para lá” à tentativa prematura do filho de assumir o comando – porque isso ele irá querer fazer, a partir dos 2 anos de idade em diante. É parte do desenvolvimento psicofísico da pessoa.

O “chega pra lá” não é conversinha. É o rugido do responsável da manada. A vida é coisa séria. Amar inclui ensinar isso.

O post Como Explicar A Uma Criança A Forma Correta De Agir? apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News