Como garantir a segurança ao usar os serviços de Uber e Lyft

O assassinato de uma estudante universitária da Carolina do Sul pode estar ligado a ela ter entrado no carro errado depois de solicitar os serviços do Uber.

Empresas como a Uber e a Lyft permitem que as pessoas reservem uma carona de um motorista particular através do aplicativo de smartphone sem usar dinheiro. Usando o GPS, os telefones sinalizam o motorista mais próximo disponível para pegar passageiros esperando.

Geralmente, esses serviços são seguros de usar e têm sido muito populares no sul da Flórida para levar passageiros às praias, clubes, restaurantes, hotéis e aeroportos.
Mas desde que os serviços foram lançados, tem havido relatos de passageiros sendo agredidos sexualmente por motoristas da região ou por alguém que se apresenta como motorista de um desses aplicativos.

O incidente mais recente aconteceu no fim de semana passado quando a estudante da Carolina do Sul, Samantha Josephson, 21 anos, foi morta depois que a polícia disse que entrou no carro errado depois de solicitar um Uber.

A polícia de Columbia acusou Nathaniel Rowland, de 25, depois de localizar um Chevy Impala preto no qual Josephson apareceu entrando em filmagens de vigilância.
“Há muitos casos de motoristas impostores que atacam pessoas que parecem estar procurando por seu motorista do Uber”, disse John Boit, porta-voz da Taxicab, Limousine & Paratransit Association. “Vimos mais de 100 casos relatados pela mídia e temos todos os motivos para acreditar que é uma pequena fração do número real”.
Aqui estão algumas dicas das empresas, da polícia e dos sites de consumidores de viagens sobre precauções a se tomar antes, durante e depois de usar os serviços.

Solicite o serviço do lado de dentro
O porta-voz da Polícia de Miami Beach, Ernesto Rodriguez, sugere que os passageiros evitem ficar sozinhos enquanto esperam do lado de fora a chegada da carona. “Em vez disso, espere dentro de casa até que o aplicativo mostre que seu motorista chegou”, disse ele.

Antes de entrar no carro
Os usuários devem se certificar de que a placa do veículo, a foto e o nome do motorista correspondam às informações no aplicativo do smartphone. Houve relatos de motoristas usando emblemas Uber e Lyft falsos e logotipos de painéis.
Pergunte ao motorista o nome do passageiro (você) que ele está pegando antes de entrar no carro.

Ande no banco de trás
Os passageiros sozinhos devem andar no banco de trás do carro.
“Sentar na parte de trás cria uma leve barreira de segurança entre o passageiro e o motorista”, disse Boit. Rodriguez acrescentou que também isso “garante que você saia com segurança de ambos os lados do veículo para evitar o tráfego em movimento”.

Compartilhe sua viagem
Quando estiver usando o serviço, use o “status de compartilhamento” no aplicativo para fornecer detalhes do seu motorista e da placa do carro com alguém.

Não revele muitos detalhes pessoais
O SmarterTravel.com sugere evitar fornecer informações pessoais em excesso, “como há quanto tempo você está viajando, onde você mora, seu número de telefone ou qualquer outra informação de contato”.

Avalie seu motorista
A Uber e a Lyft incentivam os clientes a fornecer feedback sobre suas viagens. Essa é uma das maneiras pelas quais as empresas podem agir se houver conduta inadequada entre seus motoristas. “Temos uma política rígida de tolerância zero e qualquer comportamento que ameace a segurança ou o conforto de um membro da comunidade não é tolerado”, disse uma porta-voz da Lyft.
Boit, da associação de táxi e limusine, também sugeriu que, “se você se sentir desconfortável, ligue para um amigo e continue falando ao telefone durante todo o trajeto. Se você estiver em perigo imediato, ligue para o 911”. Com informações do Sun Sentinel.

O post Como garantir a segurança ao usar os serviços de Uber e Lyft apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News