Comunidade: FBI alerta os pais sobre os riscos das aulas online para crianças

À medida que mais e mais crianças e jovens começam a usar a internet por mais tempo para fazer suas aulas online durante a pandemia, o FBI está alertando sobre os perigos que espreitam nas redes sociais.

O FBI emitiu um alerta aos pais sobre os perigos das redes sociais para crianças e jovens, alertando que supostos predadores poderiam estar usando as mesmas redes fingindo ser outros jovens ou crianças para fazer contato com os jovens.

De acordo com o FBI, a ameaça potencial de pessoas se passando por menores nas redes sociais é para atrair as vítimas a um lugar para cometer seus delitos e possivelmente sequestrá-las e que aumentou durante a pandemia.

Portanto, o FBI detalha que, após o fechamento de escolas relacionadas ao COVID-19, os menores provavelmente correrão maior risco de encontrar criminosos online, pois procuram ocupar seu tempo livre com maior uso de redes sociais.

As investigações do FBI indicam que os sequestradores de crianças podem estar usando mídias sociais e aplicativos de namoro para identificar, iniciar contato e obter acesso e, possivelmente, posteriormente sequestrar crianças.

Devido à disponibilidade da Internet para todas as faixas etárias, potenciais sequestradores podem enganar as crianças fingindo ser alguém da sua idade e criando uma relação de falsa confiança.

De acordo com o FBI, em um caso, um pai relatou o desaparecimento de sua filha de 13 anos, que teria conhecido alguém nas redes sociais na semana anterior. A jovem usou as redes sociais para se comunicar com um homem de 21 anos que viajou da Louisiana ao Texas para pegar a garota. Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) conseguiram interceptar o veículo do sequestrador, resgataram a menina, prendendo o sequestrador por sequestro qualificado e agressão sexual.

A vítima revelou mais tarde que acreditava ter encontrado um novo amigo online que a ajudaria a fugir para o México.

Se você acredita que você ou alguém que você conhece é o alvo ou vítima de rapto de criança, o FBI pede a qualquer pessoa que:

  • Contate as autoridades locais ou o escritório local do FBI (as informações de contato podem ser encontradas em https://www.fbi.gov/contact-us/field-offices
  • Registre uma reclamação online no Internet Crime Complaint Center do FBIem www.IC3.gov
  • Denuncie o rapto e / ou tentativa de rapto de criança ao National Center for Missing & Exploited Children em 1-800-THE-LOST (1-800-843-5678)

Fonte: Brazilian Press