Cream Tea Day: conheça a tradição do chá na Inglaterra

Reprodução/VisitBritain

O Cream Tea Day é celebrado em 25 de junho

O Cream Tea Day é celebrado em 25 de junho

Nesta sexta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Cream Tea na Inglaterra, celebrando o que se tornou um ritual britânico único. Para celebrar a data, o VisitBritain e a Twinings promoveram um encontro virtual para compartilhar a história e algumas curiosidades do Cream Tea no Reino Unido. A celebração contou com a participação de Stephen Twining, embaixador da Twinings; Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain no Brasil; Paul Gauger, vice-presidente sênior para as Américas do Visit Britain; e Lisa Weedon, cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo.

A tradição do chá está presente na rotina dos britânicos há anos e se divide em três tipos: Cream Tea, High Tea e Afternoon Tea. Em todos eles, há sempre dois itens indispensáveis: o chá e os scones. No entanto, ao contrário do chá da tarde (Afternoon Tea), o Cream Team pode ser apreciado em qualquer hora do dia entre as refeições. Além disso, ele pode ser encontrado no cardápio de salões de chá em toda a Inglaterra, especialmente no sudoeste do país, onde ficam os condados de Devon e Cornualha.

Um cream tea é uma refeição que consiste em scones, geleia de frutas, creme de leite e um bule de chá recém-feito. Tradicionalmente, o scone – um tipo de pãozinho – é servido quente e recém-assado. Diferentemente do creme de leite servido no Brasil, o creme usado na Inglaterra é coalhado, em vez de batido (como o chantilly), e servido principalmente com geleia de morango.

HISTÓRIA
O consumo de chá na Grã-Bretanha começou em 1662, quando a portuguesa Catarina de Bragança se casou com Charles II, trazendo com ela o costume de tomar chá na corte e tornando o chá popular em todo o mundo. Em 1706, Thomas Twining abriu o primeiro salão de chá de Londres e, em pouco tempo, diversos salões de chá apareceram em toda a cidade.

Já a tradição do Cream Tea teve início na região conhecida como Westcountry, após a alta do Turismo na década de 1850, causado pela inauguração das ferrovias. Desse modo, os visitantes seguiram para o sul do país em busca de lazer e tranquilidade, e os hotéis e as casas de fazenda e cafés passaram a oferecer os cream teas à tarde, feitos com ingredientes locais.

Com a tradição instaurada, Cornualha e Devon passaram a discordar sobre como é servido o cream tea, criando uma rivalidade entre as regiões. Em Devon, os scones são divididos em dois e cobertos com creme seguido de geleia. Na Cornualha, os scones partidos ao meio são cobertos primeiro com geleia e depois creme. A ordem não afeta, necessariamente, o sabor do chá, sendo apenas uma maneira diferente de apreciar a refeição. Ambas as versões são servidas em toda a Inglaterra.

O Cornish Split, um pãozinho ligeiramente doce que é mais leve do que um scone, pode ser usado como substituto. Em Devon, um pão semelhante, chamado Devonshire split, é servido ocasionalmente. Ele costuma ser menor do que o Cornish split, e ambos são servidos com creme e geleia.

CHÁ TWININGS

Stephen Twining, embaixador da marca de chá Twinings of London
Stephen Twining, embaixador da marca de chá Twinings of London

Fundada em 1706, a marca de chá britânica Twinings of London é detentora do Royal Warrant (o Selo Real), fornecendo seus produtos para as famílias reais inglesas. Atualmente, a marca conta com 400 sabores ao redor do mundo, produzidos com ingredientes de qualidade originários de diversos países, como a Índia.

De acordo com o embaixador da marca, os sabores são diferentes para cada país em razão de suas especificidades. “Cada país tem um gosto diferente. Os sabores que você encontra no Brasil são diferentes dos sabores do Reino Unido. Nós procuramos utilizar nossa expertise para entender a cultura de cada região e produzir chás que ofereçam experiências únicas”, disse.

Confira algumas curiosidades sobre o chá Twinings:

  • Sabores preferidos no Reino Unido: Earl Grey e Lady Grey;
  • Sabor preferido no Brasil: Limão com Gengibre;
  • Melhores sabores para tomar no Cream Tea: Earl Gray ou Lady Grey;
  • Melhor sabor para o café da manhã: English Breakfast;
  • Sabores que ajudam a relaxar e dormir: chás de infusão, que não contêm cafeína, como camomila, hortelã, erva-doce, limão com gengibre e frutas silvestres;
  • Chá gelado: para melhorar a qualidade do sabor, é recomendável preparar o chá normalmente com água quente, e, para gelar, utilizar cubos de gelo feitos com o próprio chá, e não com água.

Fonte: PANROTAS