Cupins estão em maior número e em novas espécies no sul da Flórida, alertam especialistas

Com a proximidade do verão, a temporada de insetos também chega. E a Flórida, mais especialmente nas regiões sudeste e sul, tem visto um aumento de duas espécies relativamente novas de cupins, ressaltam especialistas.

“Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 30% em cupins das espécies Formosan e asiáticos no sudeste da Flórida”, diz Rudolf Scheffrahn, professor de entomologia da Universidade da Flórida, em Davie. “Não vai melhorar porque não tem inimigos naturais e apenas uma fração da população está sendo tratada pela indústria de controle de pragas.”

Conhecidos como super cupins, as espécies não-nativas Formosan e asiáticas estão se espalhando rapidamente, em grande número e atingem com força as residências. Uma colônia típica pode hospedar vários milhões de membros que vivem no subsolo, “escavando” edifícios e comendo madeira.

Homem morre após vencer concurso de ingestão de insetos em Deerfield

No ritmo que estão se espalhando, prevê-se que metade das residências e edifícios dos condados de Keys a Palm Beach esteja em risco de infestação nos próximos 20 anos, de acordo com um estudo de 2016 do Instituto de Ciências Agrárias e Agrícolas da UF.

Outro ponto que reforça a crescente onda de cupins são as empresas de controle de pragas que já viram aumento de 15% nos tratamentos para cupins subterrâneos este ano.

A Formosan, em particular, é uma espécie de cupim-dinamite”, diz Jenny Chapter, dona da Quality Termite and Pest Control em Davie. “As colônias são maiores e em 24 horas por dia podem roer quilômetros de qualquer material embaixo da terra”.
Exterminadores confirmaram que os cupins localizados recentemente numa residência em Parkland eram as espécies subterrâneas de Formosan, que são possivelmente as mais perigosas. Além de mastigar madeira, a colônia passa pelo sistema de encanamento e pode desintegrar o concreto, explicam os detetizadores.

“Eles têm uma arma fontanelar, basicamente uma projeção em forma de chifre no alto da cabeça, que ejeta o ácido que penetra no concreto”, explica Chapter. “Chegará ao ponto em que a integridade de toda a estrutura está seriamente danificada.”

Os cupins formosos já invadiram as praias de Dania Beach, Hallandale Beach e Hollywood, diz ela. E eles expulsaram outras espécies para fora da cidade, especificamente o subterrâneo oriental.

De onde e como vieram

Essas novas espécies de “super cupins” chegaram no sul da Flórida por meio de navios e iates, infestando novos territórios perto do Porto de Palm Beach, do New River em Fort Lauderdale e do Miami River, diz Scheffrahn.

“Em 50 a 100 anos, o sul da Flórida estará saturado com essas novas espécies”, diz Nan-Yao Su, professor de entomologia da UF também em Davie.

Como detectar e prevenir

Os especialistas salientam para os sinais que demonstram a presença dos insetos como asas espalhadas, insetos voando perto das luzes, tubos de lama ao redor da fundação da casa e pelotas fecais sob madeira infestada. Tão logo detectados, é recomendada a pulverização de inseticidas ou colocação de iscas ao redor do perímetro de edifícios para os subterrâneos. Com informações do Sun Sentinel.

Leia também

Dica para a casa: Caça aos Insetos e Luminária Zen

O post Cupins estão em maior número e em novas espécies no sul da Flórida, alertam especialistas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News