Diretor interino do ICE em exercício renuncia

O diretor interino do ICE renunciou na quarta-feira depois de passar apenas algumas semanas à frente desta agência que detém imigrantes e conduz investigações criminais internacionais. Jonathan Fahey não explicou o motivo de sua saída abrupta do Serviço de Fiscalização da Imigração e Alfândega em um curto e-mail para os funcionários naquela noite, dizendo que quarta-feira era seu último dia de trabalho.

Ele foi substituído por Tae Johnson, atual vice-diretor e agora o quarto titular interino da agência desde agosto. “Estou sinceramente impressionado com o profissionalismo e a integridade com que desempenham suas funções todos os dias”, escreveu ele em sua mensagem de despedida obtida pela Associated Press. “Apesar de deixar suas fileiras, continuarei a apoiar fervorosamente esta agência e sua equipe, saudando seus sucessos e orando por sua segurança.”

Jenny Burke, porta-voz do ICE, confirmou a renúncia de Fahey e que Johnson o substituiu, mas não explicou o motivo de sua saída. O BuzzFeed News foi o primeiro meio de comunicação a relatar a renúncia. O ICE pertence ao Departamento de Segurança Interna, que também passou por uma mudança nas manchetes durante a presidência de Donald Trump. Chad Wolf renunciou esta semana como secretário interino de um departamento que não tem um Senado confirmado como titular desde que Kirstjen Nielsen foi forçado a renunciar em abril de 2019.

O ICE, com mais de 20.000 funcionários, supervisiona uma vasta rede de centros de detenção de imigrantes e executa deportações. Sua unidade de Investigações de Segurança Interna lida com um amplo portfólio de casos, incluindo exploração infantil, lavagem de dinheiro, roubo de antiguidades e tráfico de pessoas. O anúncio do Fahey surpreendeu os funcionários. Ele ingressou na Segurança Interna em março como consultor de política de imigração, depois de servir anos como procurador federal e estadual na Virgínia. Johnson assumiu as rédeas do ICE menos de uma semana antes de o presidente eleito Joe Biden tomar posse. Ele trabalhou na Segurança Interna e em uma de suas agências predecessoras, o Serviço de Imigração e Naturalização, por mais de 25 anos, incluindo cargos de alto escalão na divisão de operações de vigilância e deportação do ICE.

Fonte: Brazilian Press