Dois ex-policiais duelam pela preferência do eleitor no segundo turno para vereador do Bairro Leste

monumento Dois ex policiais duelam pela preferência do eleitor no segundo turno para vereador do Bairro Leste
Monumento aos Imigrantes do parque Peter Franciscus, no Ironbound, palco de acirrada disputa política

Candidatos convocam comunidade para votar no segundo turno; vencedor representará o Bairro Leste nos próximos quatro anos

Os ex-policias Anthony Campos e Michael Silva travam nos próximos dias um acirrado duelo para ver quem substituirá o português Augusto Amador, que durante 24 anos representou o Ironbound na Câmara Municipal de Newark. Após 24 anos no cargo, Amador anunciou em setembro do ano passado que não iria concorrer à reeleição, para se dedicar à literatura e à família.

Os dois candidatos de 2022, ambos ex-policiais em Newark, foram os mais bem votados nas eleições do último dia 10 de maio, deixando para trás Jonathan Seabra e Louis Weber. Silva levou uma ligeira vantagem, com 50 votos a mais que o seu principal concorrente.  Essa pequena diferença na contagem oficial torna praticamente impossível uma previsão de quem sairá vencedor.

Michael Silva teve 1.039 votos (aproximadamente 36%), enquanto Campos recebeu 989 (cerca de 34%); Johnathan Seabra e Louis Weber tiveram 15% e 14%, respectivamente, em um pleito que teve um dos piores índices de participação do eleitorado dos últimos tempos.

Agora os dois ex-policiais terão que se enfrentar em um segundo turno, marcado para o dia 14 de junho. Na reta final do pleito, ambos lutam para que haja uma votação maciça, uma vez que no segundo turno já não estará em jogo o cargo de prefeito da cidade. O atual mandatário Ras Barraca se reelegeu com uma vitória esmagadora no dia 10 de maio.

Ao vencedor do segundo turno caberá representar um bairro que, apesar de gerar 60% da arrecadação de impostos prediais e territoriais e 80% dos impostos sobre compras e vendas em Newark, tem os seus moradores descontentes, sentindo-se negligenciados pela prefeitura do município. Há muitas coisas importantes em jogo e a população precisa se conscientizar de que é necessário exercer o dever do voto, pois o futuro está em jogo.

Habitado por imigrantes de todos os continentes, o Ironbound ficou conhecido por sua predominância portuguesa desde a segunda metade do século passado. Hoje, os portugueses têm a companhia de brasileiros e hispânicos, vindos principalmente do México e Equador.

Conhecido também como Ironbound, o bairro sofreu muitas transformações ao longo das últimas décadas e se tornou o local mais cobiçado e valorizado da cidade.  A proximidade da estação ferroviária e a vibrante cena gastronômica – que atrai pessoas de todo o país – transformaram esta parte da cidade em um espaço de esperança e prosperidade. Nos dias de hoje, é praticamente impossível conseguir um apartamento para alugar no Ironbound.

Mesmo com tantos atrativos, o Ironbound tem muitos problemas. A violência ainda ocorre com bastante incidência, geralmente com meliantes vindo de outras regiões para cometer assaltos e furtos, infernizando a vida dos moradores e gerando clima de insegurança. Segurança pública é, portanto, uma grande prioridade.

Outro problema grave são as inundações, pois todas as vezes que uma forte chuva cai sobre o bairro, espalha-se o caos pelas ruas, que ficam intransitáveis.

Os dois candidatos conhecem bem esses problemas e chegam à reta final da campanha com a consciência de que as coisas no bairro precisam ser melhoradas. Há uma gritante necessidade de ruas mais limpas, aperfeiçoamento na remoção de neve durante o inverno, criação de espaços verdes, melhoria no sistema de ensino, melhor controle no tráfego de automóveis nos horários de ponto e reparos imediatos nas ruas esburacadas.

Seja lá quem for o grande vencedor do segundo turno, os residentes do Ironbound esperam dele uma melhoria na qualidade de vida. Afinal, eles são aqueles que mais pagam impostos e que menos benefícios desfrutam a nível municipal.

Fonte: Brazilian Voice