Após Trump falar em proibir, Microsoft pode comprar Tik Tok nos EUA

A ByteDance, proprietária da rede social TikTok, estaria disposta a negociar o comando das operações de fora da China do popular aplicativo de vídeo, numa tentativa de evitar que os negócios sejam proibidos pelo governo Trump, informou o jornal americano New York Times, no sábado, 1°.

A Microsoft está em negociações para comprar o aplicativo da ByteDance, mas Trump parece duvidar que esse acordo possa ser aprovado. Neste sábado, fontes citadas pela agência de notícias Reuters disseram que a ByteDance teria concordado em vender o controle do aplicativo nos EUA à Microsoft.

O anúncio de Trump ocorre em um momento de tensões crescentes entre ele e o governo chinês em várias questões, incluindo disputas comerciais e a resposta de Pequim à pandemia do coronavírus.

A justificativa para a censura do TikTok vem, sobretudo, de uma alegação de autoridades da Casa Branca de que o aplicativo pode representar uma ameaça à segurança nacional por conta de sua origem chinesa e dados pessoais de americanos que podem ser compartilhadas com o governo chinês.

Por sua vez, o aplicativo diz que não mantém dados de usuários na China e nunca forneceria informações ao governo de Pequim.

A Índia, um dos maiores mercados do TikTok, mas que tem uma série de rusgas com a China, proibiu o aplicativo em junho citando preocupações com sua segurança digital. Isso ajudou o governo Trump a considerar com maior urgência se o TikTok também deveria ser restringido nos Estados Unidos.

A ByteDance já havia procurado manter uma participação minoritária nas operações americanas do TikTok, e agora entram na lista de opções a transferência do controle do app para empresas americanas como a Microsoft, que já estaria negociando a compra. Ao contrário de outros potenciais compradores do TikTok como o Facebook e o Google, a Microsoft provavelmente não seria impedida por leis antitruste, já que redes sociais não são o carro-chefe da companhia liderada por Satya Nadella. Com informações da Reuters. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Após Trump falar em proibir, Microsoft pode comprar Tik Tok nos EUA apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News