BSO alerta: Falsos agentes estariam oferecendo teste de porta em porta

  • Alguns moradores de Parkland relataram ter visto os “falsos agentes” de saúde.

Foto: AP Photo/ Abbas Dulleh

Um boato tem circulado nos grupos de redes sociais, especialmente em grupos de WhatsApp, afirmando que agentes do CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças estariam indo de porta em porta oferecendo exames gratuitos.

Os agentes estariam vestindo jalecos brancos e dizendo aos residentes no Condado de Broward que estão testando o COVID-19, mas na verdade aproveitam a chance para roubar a residência.

Brasileiros falam sobre o impacto na rotina e nos negócios por causa do coronavírus

O Departamento de Polícia de Broward (BSO) alertou, na quinta-feira, que o CDC não está testando ninguém em residências, e destaca que alguns moradores de Parkland relataram nas plataformas sociais que haviam visto os “falsos agentes” de saúde.

“Durante esse período, os golpistas estão buscando oportunidades de tirar vantagem dos consumidores”, disse Robyn Hankerson, porta-voz da BSO.

Hankerson destacou ainda que outros tipos de fraudes estão se proliferando, aproveitando o ambiente de medo e incerteza dos moradores. Segundo o BSO, mensagens de textos e websites generalizados sobre a pandemia tem atuado como iscas para roubar informações pessoais e dados bancários.

Fake: iminente bloqueio nacional

Em uma dessas falsas fraudes virais, uma mensagem que circula nas redes sociais afirma que o governo determinou lockdown, um iminente bloqueio nacional, e que enviaria a Guarda Nacional para forçar as empresas a fecharem. A força nacional também obrigaria todos os residentes do país a permanecerem em quarentena por duas semanas. A Guarda Nacional já desmentiu o boato no domingo, afirmando que a notícia é “fake”.

Sul da Flórida é centro do surto de coronavírus no estado

O BSO também alerta os cidadãos a examinarem empresas que alegam arrecadar fundos para instituições de caridade – mas que na verdade são fraudadores disfarçados- e devem ter cuidado ao compartilhar informações pessoais.

Qualquer pessoa com informações sobre essa ou outras ocorrências deve ligar para a linha não emergencial da BSO, 954-764-4357, para fazer a denúncia.

O post BSO alerta: Falsos agentes estariam oferecendo teste de porta em porta apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News