Cidade da Flórida aceita pagar US$ 600 mil em bitcoins para hackers

Como se tornar um Hacker do bem

Como se tornar um Hacker do bem

A prefeitura de Riviera Beach, cidade no condado de Palm Beach County, vai pagar o resgate de US $ 600.000 em bitcoins para recuperar dados que hackers roubaram dos seus computadores .

O conselho da cidade votou para pagar o resgate na última segunda-feira, 17, para atender ao pedido dos hackers, na esperança de recuperar os dados comprometidos da cidade, informou a CBS News.

De acordo com o The Palm Beach Post, o ataque começou em 29 de maio, quando um funcionário do departamento de polícia abriu um anexo de e-mail que continha malware que rapidamente se espalhou pelos sistemas de computadores da cidade, afetando seu sistema de e-mail e até mesmo as operações de envio do 911.

Para devolver as informações roubadas, os hackers teriam exigido o resgate em bitcoin, mas não há garantia de que eles honrariam o final do acordo depois de receber o dinheiro.

Mesmo assim, o conselho votou por 5 a 0 para autorizar a seguradora da cidade a pagar 65 bitcoins, uma criptomoeda difícil de rastrear avaliada em aproximadamente US $ 592.000. Além disso, a cidade também para gastar US $ 1 milhão em novos computadores após o ataque.

Uma porta-voz de Riviera Beach disse ao The New York Times que o governo local estava trabalhando com policiais e consultores de segurança. “Estamos bem em nosso caminho para restaurar o sistema da cidade”, disse.

O FBI, o Serviço Secreto e o Departamento de Segurança Interna estão investigando o ataque, mas Riviera Beach está longe de ser a única cidade dos EUA a ser prejudicada por um ataque cibernético.

Especialistas em segurança no governo federal e no setor privado alertaram repetidamente que grande parte da infra-estrutura pública dos EUA está perigosamente exposta a ataques cibernéticos, mas muitas instituições sequer responderam.

Mais de 50 cidades nos Estados Unidos, grandes e pequenas, foram atingidas por ataques de ransomware nos últimos dois anos. Entre eles: Atlanta; Baltimore; Albany, N.Y .; Greenville, N.C .; Condado Imperial, Califórnia; Cleveland, Ohio; Augusta, Maine; Lynn, Massachusetts; Cartersville, Ga .; e em abril, perto de Stuart.

A vila de Palm Springs, no condado de Palm Beach, foi atingida em 2018, pagou uma quantia não revelada como resgate, mas perdeu dois anos de dados, segundo uma fonte que pediu para não ser identificada.

O post Cidade da Flórida aceita pagar US$ 600 mil em bitcoins para hackers apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News