Flórida declara emergência de saúde pública por surto de hepatite A

As autoridades da Flórida declararam situação de emergência de saúde pública devido ao aumento rápido do número de casos de hepatite A no estado, que junto com outros 26 estados vem lidando com surtos da doença.

Com 65 novos casos nas últimas duas semanas, o total subiu para 2.034, segundo o Departamento de Saúdo do Estado. Esse número é muito maior do que os 548 no ano passado e 276 casos em 2017.

Em razão desse aumento rápido, o cirurgião-geral da Flórida, Scott Rivkees, declarou na quinta-feira, 1°, situação de emergência para permitir que o estado gaste mais em testes e tratamento.

A maioria dos casos está na região central da Flórida, e as autoridades de saúde ainda estão investigando as fontes, mas segundo o Dr. Eugene Schiff, diretor de doenças do fígado da Universidade de Miami Miller School of Medicine e ex-oficial de serviço de inteligência epidêmica do CDC, a doença está se espalhando mais entre as pessoas desabrigadas e não vacinadas. Ele disse que os usuários de drogas intravenosas, homossexuais e sem-teto correm maior risco de contrair a doença.

“A falta de moradia é um grande problema em todo o país e na Flórida, e eles correm maior risco de espalhar a hepatite A”, disse Schiff. “É mais epidêmico na comunidade de moradores de rua.”

Três condados no sul da Flórida estão relatando novos casos de hepatite A: Palm Beach, Indian River County e Okeechobee County.

Vacinação

O médico salientou ainda que a vacina protege as pessoas contra a doença: “Isso é totalmente evitável. Não é que se trata de uma estirpe virulenta, existe apenas um risco maior se as pessoas não tiverem sido vacinadas. ”

“Pedimos a vacinação e enfatizamos a importância de lavar as mãos regularmente”, disse a tenente da Flórida, Jeanette Nunez, em um tweet.

Geralmente, as crianças são vacinadas aos dois anos de idade, mas os adultos que não foram vacinados também podem receber a vacina, que é dada em duas doses separadas.

As pessoas com alto risco de hepatite A podem receber vacinas nos centros de saúde locais, que oferecem opções de baixo custo para aqueles que não têm seguro ou estão sem seguro. Juntamente com os prestadores de serviços de saúde, muitas farmácias locais também oferecem a vacina para pessoas com 7 anos ou mais.

A hepatite A é um vírus que infecta o fígado e é transmitido através de alimentos, água e objetos contaminados por fezes, ou através de contato próximo. Os sintomas geralmente duram cerca de dois meses.

Considerada uma doença que estava desaparecendo, graças em parte às vacinas disponíveis desde 1995, há três anos, uma onda de surtos entre pessoas desabrigadas e usuários de drogas ilícitas começou a aparecer nos EUA. Mais de duas dúzias de estados relataram esses surtos desde então, com mais de 22.500 casos, incluindo 221 mortes. Vacinas têm sido tipicamente administradas a crianças, mas muitos dos novos casos foram em adultos.

Em caso de suspeita ou para prevenção da doença, as autoridades de saúde disponibilizaram uma linha direta do estado só para a hepatite A: 844-225-5364 se tiver dúvidas. “A melhor defesa é vacinar e lavar as mãos. Entre em contato com seu médico para mais informações” orienta o departamento.

Surtos em outros estados

Outros estados como a Filadélfia também declararam emergência na quinta-feira. Autoridades do Mississippi anunciaram um surto em seu estado no início da semana. O Centers for Disease Control and Prevention diz que o Kentucky teve 4.793 casos desde um surto em 2017; desde 2018, Ohio teve 3.220 e West Virginia 2.528.

“O Departamento de Saúde da Flórida está trabalhando ativamente para vacinar as pessoas com maior risco de infecção por hepatite A. Desde outubro de 2018, o número de primeiras doses da vacina contra hepatite A administrada tanto por provedores privados quanto por
departamentos de saúde para adultos com 18 anos ou mais, como registrado na Flórida, manteve-se bem acima dos 5 anos anteriores”, informou o departamento. Com informações da Associated Press e Sun Sentinel.

O post Flórida declara emergência de saúde pública por surto de hepatite A apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News