Pandemia e Você: o que mudou?

A realidade de vida já mudou com a pandemia e todas as transformações que isso causou. E você, já digeriu toda essa loucura que estamos vivendo? Você acha que a sua vida vai mudar?

Estamos vivendo um momento histórico, mas realmente nada confortável diante desta pandemia. Todos, sem exceção, foram tirados da sua rotina por tempo indeterminado.

Não adianta fingir que está tudo bem, pois a sombra da morte ronda e atrapalha tudo o que planejamos… O fato é que fomos todos atingidos e aquela velha sensação de segurança já era. Fazemos parte da humanidade e, de alguma forma, estamos todos conectados, suscetíveis e fragilizados pela pandemia. Se estamos aqui, tendo conexão com a internet, uma casa, um celular ou computador, somos privilegiados; pois eu sei que não existe “fique em casa” para quem não tem nada.

E as finanças; se você se empolgou aplicando em fundos de ações, fundos imobiliários que renderam muito nos últimos meses, levou um susto e aprendeu na prática a diversificar melhor as aplicações. Bolsa de valores é para os fortes, que não tem medo ou problema em perder. A maioria das pessoas aprendeu que aquilo ali não é um joguinho, é real. E que se você precisar do dinheiro, vai ter que absorver a perda.

E a tal reserva de emergência? Aqui temos uma aula prática, um reality show que o mundo está vivendo. Quem tinha reserva de emergência está passando com mais dignidade, digamos assim, pela crise; e nós já falamos sobre isso em outra coluna. Quem não tinha, está aprendendo na prática para que ela serve. E tudo bem. Somos todos humanos e estamos aprendendo.

O que não dá é para passar pela crise, prevendo uma crise maior ainda nos próximos meses, e não fazer NADA. Não pensar em alternativas para viabilizar o seu trabalho, não pensar em formas de cortar custos, não pensar sequer em cozinhar em casa, mesmo tendo tempo e recursos.

Se você é autônomo ou pequeno comerciante e ainda não tem uma rede de contatos que te possibilite trabalhar online, ainda dá tempo. A internet está cheia de pessoas ajudando com isso, neste momento crítico. De graça, basta a gente querer. Tem muita universidade oferecendo cursos gratuitos.

Vale também pensar nos motivos que nos fizeram adiar tanto essa decisão, e como a preguiça nos deixou frágeis. Em vez de fazer um cursinho, estávamos navegando nas redes, encaminhando correntes, notícias fakes, vírus diversos prometendo tudo grátis.

Eu sei que a realidade é dura e eu também vivo nela. Sei que precisamos fugir de vez em quando, sonhar, esquecer, mas quando temos família e responsabilidades, a reação tem de ser rápida.

Não espere das autoridades, não conte com a sorte, não se feche. Vamos fortalecer boas conexões com boas pessoas. Consumir conteúdos de qualidade, que nos impulsionem e nos tragam bons insights. Produzir conteúdo para nossas redes sociais, ajudar os outros e nos manter sãos física e mentalmente.

Agora estamos realmente vivendo um momento histórico onde a humanidade tem a chance de provar que não está perdida. Hora de se conectar, de ajudar ao outro; de ser criativo e pensar em soluções nunca pensadas.

Conecte-se a grupos de networking; envolva-se com a comunidade. Hora de trocar figurinhas com os colegas e crescer como um todo.

Nós temos a chance de sair desta crise com uma economia mais forte e mais estruturada. Ótima hora para rever objetivos e planilhas de orçamento. Procure um bom profissional para te ajudar.

Juntos a gente sai dessa; modificados, é verdade, mas bem melhores do que jamais estivemos.

Boa semana a todos!

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Pandemia e Você: o que mudou? apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News