Trump assina ordem de suspensão de green card por 60 dias – quem será afetado?

Foto: Divulgação\Casa Branca.

O presidente Donald Trump assinou na noite de quarta-feira, 22, a ordem executiva para suspender temporariamente a emissão de green cards, em virtude do aumento de desemprego provocado pela pandemia do coronavírus.

O green card dá ao imigrante a residência permanente legal e a oportunidade de trabalhar legalmente e solicitar a cidadania americana.

A medida, que contém várias isenções, afetará apenas alguns tipos de imigrantes que buscam residência legal no país e deve durar 60 dias, podendo ser prorrogada.

Trump suspende emissão de green cards e de alguns vistos por 60 dias

Trump diz que a ordem foi projetada para proteger os empregos dos trabalhadores americanos em uma economia atacada pelo coronavírus. “Isso garantirá que americanos desempregados de todas as origens sejam os primeiros na fila para empregos à medida que nossa economia se reabrir”, disse Trump durante o briefing de coronavírus na noite de quarta-feira na Casa Branca.

“Ao interromper a imigração, ajudaremos a colocar os americanos desempregados em primeiro lugar na fila de empregos à medida que os EUA reabrirem. Tão importante. Seria errado e injusto que os americanos demitidos pelo vírus fossem substituídos por novos trabalhadores imigrantes enviados do exterior”, escreveu Trump em seu twitter na segunda-feira, 21.

A advogada de imigração, Ingrid Domingues, explica quem será e quem não será afetado pela ordem executiva:

Quem vai ser afetado?

O objetivo da medida é interromper temporariamente a prática de portadores de green card que patrocinam familiares para residência permanente nos EUA, que o presidente chama de migração em cadeia.

Em um ano típico, quase um milhão de green cards são emitidos nos EUA. A maioria – cerca de 70% – vai para aqueles com parentes que vivem nos EUA, de acordo com um relatório de 2018 do Senado dos EUA.

Califórnia vai dar auxílio financeiro a cerca de 150 mil imigrantes indocumentados

Para green cards baseados no emprego, uma forma comum do status de residência, aproximadamente 80% são emitidos para aqueles que já estão no país, passando de um visto temporário para residência permanente.

O pedido também suspende a Diversity Visa Lottery, que emite cerca de 50.000 green cards anualmente.

A medida não vai afetar:

  • Estrangeiros que sejam cônjuges e filhos solteiros com menos de 21 anos de cidadãos americanos;
  • Solicitantes de green card que já moram e trabalham nos EUA, e aqueles que procuram entrar no país para trabalhar como médicos, enfermeiros ou outros profissionais de saúde.
  • Vistos de imigrantes temporários concedidos anualmente para candidatos a trabalhadores rurais e trabalhadores qualificados no programa de vistos H-1B.
  • Solicitantes do visto de investidor EB-5.
  • Processos de adoção de estrangeiros por cidadão americano.
  • Membros das Forças Armadas
  • Estrangeiro que tenha entrada programada por algum visto especial da classificação SI ou SQ
  • Estrangeiro que tenha entrada classificada como de interesse nacional.

Qual será o impacto?

A pandemia já diminuiu o efeito imediato dos pedidos de green cards, tendo em vista que quase todo o processamento de vistos pelo departamento de estado foi interrompido por semanas com os consulados fechados.

No entanto, de acordo com o Instituto de Política de Migração, com sede em Washington, o pedido de Trump pode impedir que mais de 20.000 candidatos por mês obtenham um green card.

Para ler a ordem executiva na íntegra, clique aqui.

O post Trump assina ordem de suspensão de green card por 60 dias – quem será afetado? apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News