USCIS ameaça colocar funcionários em licença não remunerada por causa do coronavírus

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a manutenção da United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), que vem das taxas que os solicitantes pagam, enfrenta dificuldades. 

A redução no número de solicitações causada, em parte, pela medida do governo federal de bloquear temporariamente a emissão de green cards, vem gerando um sério problema de fluxo de caixa na agência estatal, que analisa uma medida mais drástica de dar licença não remunerada aos funcionários.

Os dirigentes da USCIS solicitaram $1.2 bilhão ao congresso para ajudar a amenizar as perdas. E a aprovação tem que acontecer rápido porque já no fim de agosto acaba o dinheiro para a folha de pagamento.

Bloqueio na emissão de green cards leva USCIS a pedir ajuda financeira ao Congresso

Em contrapartida ao dinheiro emprestado, a agência propôs aumentar as taxas em 10% até reembolsar o valor da ajuda ao tesouro nacional num período de 2 anos. A USCIS solicitou a verba ao Congresso dia 15 de maio.

Mas o Diretor da USCIS, Joseph Edlow, deixou claro que licença não remunerada será a última opção. “O dinheiro da agência acaba no verão e, sem intervenção do congresso, não teremos dinheiro para a folha de pagamento”, informou em entrevista ao site Government Executive. O Diretor acrescentou que não há dados sobre nenhuma situação semelhante para projetar o impacto do corona vírus no orçamento.

Licença não remunerada é uma alternativa bastante incomum para a USCIS. Afinal, a agência normalmente é isenta desse tipo de ação quando o governo federal aguarda o congresso aprovar o orçamento. A agência deixou claro que vai renegociar prazos e contratos com fornecedores, mas os funcionários reclamam que ninguém fala nada sobre a situação trabalhista.

Essas incertezas estão causando bastante preocupação no quadro de funcionários. “Todos os meus colegas de trabalho estão com medo de perder o emprego”, disse Michael Knowles, um oficial que cuida dos pedidos de asilo e representa os funcionários da USCIS na região de Washington.

Mas o Diretor da agência deixa claro que esse é um problema isolado da USCIS, todas as outras agências do governo continuam operando normalmente. Com informações do site Government Executive.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post USCIS ameaça colocar funcionários em licença não remunerada por causa do coronavírus apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News