Embaixador João Mendes fala ao Conselho de Cidadãos da Flórida

O embaixador João Mendes Pereira, cônsul do Consulado Geral do Brasil em Miami, reuniu membros do Conselho dos Cidadãos, jornalistas e convidados no auditório da Igreja Internacional da Graça de Deus, comandada pelo pastor William Carvalho, para debater os pontos que podem ser melhorados no atendimento à comunidade brasileira da Flórida. O prefeito de Pompano Beach, Rex Hardin, também prestigiou o encontro.

Vários conselheiros estiveram presentes ao encontro, que foi conduzido por Antonio Cássio Segura, que acumula também a função de presidente da BACCF (Brazilian American chamber of Commerce of Florida). Durante a reunião, o titular do Consulado Geral do Brasil em Miami e Cássio Segura frisaram que o Conselho tem como princípio uma ação social. Diante disto, há uma preocupação no sentido de ajudar brasileiros que se encontram mais fragilizados, com problemas de adaptação ao novo país, violência doméstica, depressão e até mesmo suicídio – sobretudo em regiões onde o clima é mais severo.

O embaixador esteve em Pompano Beach por causa do Consulado Itinerante realizado no último final de semana. Conforme revelou João Mendes a intenção é ampliar o serviço para outras cidades da Flórida. Ciente de que o número de compatriotas é muito grande na jurisdição da Flórida, ele está fazendo gestões junto ao Ministério das Relações Exteriores para que seja aberta uma extensão consular em Orlando a fim de atender os brasileiros que vivem no centro e no norte da Flórida, além de desafogar a sede do Consulado em Miami.

O cônsul prometeu ainda normalizar o atendimento através do e-consular, um instrumento importante no agendamento das entrevistas, que estava passando por problemas técnicos. “Recebi uma recomendação expressa do ministro Ernesto Araújo: Cuide bem dos brasileiros que vivem lá”. E, de acordo com sua determinação, promessa é dívida. Portanto, os brasileiros que vivem aqui estão ansiosos que os serviços oferecidos pelo Consulado funcionem bem.

Cassio Segura, presidente da BACCF
Cassio Segura, presidente da BACCF
Embaixador João Mendes, Urbano Santos e o prefeito de Pompano Beach, Rex Hardin
Embaixador João Mendes, Urbano Santos e o prefeito de Pompano Beach, Rex Hardin

Fonte: AcheiUSA