Empresários da Flórida perdem trabalhadores e culpam nova lei de imigração de DeSantis

A nova lei de imigração da Flórida que entra em vigor no sábado (1º) começou a impactar os negócios locais mesmo antes de começar, dizem empresários da região. Segundo reportagem do Florida Today, alguns relatam que funcionários de longa data estão se demitindo e até mesmo deixando o estado depois que o governador Ron DeSantis assinou a SB 1718 no mês passado.

Segundo o diretor da American Business Immigration Coalition, dúvidas e temores sobre a lei está criando incentivos para que imigrantes indocumentados deixem a Flórida e encontrem trabalho em outros estados. “Mesmo se, digamos, 25% dos trabalhadores indocumentados fossem embora, seriam 200 mil pessoas”, disse Samuel Vilchez, que está instando o Congresso a promulgar leis que expandam a imigração legal. “Ele tem sido bom para a Flórida, exceto por este projeto de lei insano. Com isso, ele atirou no próprio pé”, completou.

Os empregadores da Flórida nas áreas de construção, restaurantes, paisagismo e muitos outros setores de serviços já estão lutando para preencher vagas durante o que tem sido um período pós-pandêmico e sustentado de baixo desemprego. Os novos limites de imigração irão agravar isso, dizem muitos.

É o caso de uma fábrica de embalagens em Quincy, onde centenas de trabalhadores manuseiam cerca de 3 mil libras de tomates verdes a cada minuto para serem vendidos em todo o país. Segundo, Graves Williams, um republicano vitalício, o alimento não chegaria à mesa do consumidor americano se não houvessem os imigrantes. “Não é possível administrar um negócio na Flórida sem eles”, afirma. As empresas de alimentos e agricultura do estado pagaram $53,76 bilhões em impostos, de acordo com um relatório de 2023 da Feeding the Economy.

Mas, enquanto faz campanha em todo o país, DeSantis cita a nova lei como prova de seu duro histórico em relação à imigração, apresentando-se como inteligente e ultra-conservador ao tentar se distinguir de seu principal rival republicano, o ex-presidente Donald Trump. “Qualquer empresa que explorar esta crise [na fronteira] empregando estrangeiros ilegais em vez de floridianos será responsabilizada”, declarou DeSantis.

The post Empresários da Flórida perdem trabalhadores e culpam nova lei de imigração de DeSantis appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA