Escritório de Segurança Interna de NJ de alerta para desinformação online sobre varíola dos macacos

O Escritório de Segurança Interna e Preparação de New Jersey atualizou sua página do portal de desinformação na semana passada para incorporar as tendências da desinformação da varíola dos macacos (hMPXV) que circulam na Internet.

De acordo com uma recente revisão de inteligência do NJOHSP Bureau of Analysis, a desinformação sobre a varíola dos macacos está se espalhando online e criando uma nova confusão sobre o vírus entre o público.

Alguns métodos de informações não confiáveis incluem vídeos enganosos, informações atribuídas falsamente e a reciclagem de conspirações relacionadas ao COVID-19.

“À medida que vemos uma tentativa de semear discórdia em New Jersey e em todo o país por meio da disseminação de desinformação, é fundamental que comuniquemos informações precisas ao público, especialmente no que se refere ao vírus da varíola dos macacos”, disse o governador Phil Murphy. “Minha administração continua comprometida com uma resposta abrangente que priorize a saúde e a segurança de nossas comunidades. Peço aos moradores de Nova Jersey que usem os recursos do estado para obter informações sobre sintomas, riscos e disponibilidade de testes e vacinas”.

A desinformação tem o potencial de incitar o pânico, criar desconfiança entre o governo e as pessoas, aumentar a polarização, influenciar ações governamentais ou respostas de aplicação da lei, esgotar recursos e causar danos indevidos. A desinformação sobre a varíola dos macacos pode fazer com que as pessoas infectadas evitem o tratamento ou a vacinação, pois podem se sentir estigmatizadas, dificultando os esforços para ajudar essas pessoas e conter o surto.

“Nossa equipe coletou e analisou os dados em nossa última nota de inteligência de desinformação para aumentar a conscientização sobre os atuais equívocos sobre a varíola dos macacos”, disse o diretor da Divisão de Inteligência e Operações do NJOHSP, Thomas Hauck. “O relatório fornece exemplos recentes de desinformação e fontes oficiais para ajudar o público a identificar e examinar qualquer informação fabricada que obscurece a verdade”.

Os membros do público que se depararem com informações que contenham uma ameaça ou apelo à ação, incitem à violência em potencial ou pareçam ter uma ligação com o terrorismo, devem denunciá-lo imediatamente à polícia local ou ao NJOHSP, ligando para 1-866-4-SAFE -NJ (1-866-472-3365) ou [email protected].

Para obter mais informações sobre a varíola em New Jersey acesse: https://www.nj.gov/health/monkeypox/.

Fonte: Brazilian Press