EUA acumulam 1,27 milhão de processos imigratórios pendentes. Mais de 125 mil estão na Flórida

Um total de 1, 273 milhão de processos imigratórios estão pendentes nos EUA, de acordo com uma pesquisa feita pelo Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC).

O TRAC é um sistema da Syracuse University que reúne e analisa dados do governo sobre imigração. De acordo com o sistema, o Texas é o estado com o maior número de casos paralisados: 205.391 no total, em seguida vem California, New York, e Flórida em quarto com 125,292 casos.

A paralisação parcial da Justiça devido à pandemia de covid-19 é apontada como uma das explicações para o alto volume de casos não concluídos, mas não é a única.

“Os tribunais do Texas – San Antonio, Houston, Dallas, El Paso – foram, eu acho, insuficientes de pessoal ao longo dos anos”, disse ao jornal News for North Texas, Paul Zoltan, um advogado de imigração de Dallas.

De acordo com o TRAC, o maior acúmulo de processos na Flórida se concentra na corte de Miami, com 75,222 parados, mais da metade do total do estado.  A maioria dos casos, segundo a ferramenta, foram demandados por cidadãos da Guatemala (19.340 processos), seguidos por Honduras (11.783), Cuba (11.594), Venezuela (7.514). O Brasil figura em 10º com 1.821 casos pendentes em Miami.

Zoltan disse esperar que o presidente eleito, Joe Biden, reverta algumas medidas de imigração implementadas pelo governo Trump. Uma delas é conhecida como fechamento administrativo, ferramenta utilizada pelos juízes de imigração para encerrar processos, abrindo espaço para processos de maior prioridade.

The post EUA acumulam 1,27 milhão de processos imigratórios pendentes. Mais de 125 mil estão na Flórida first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA