EUA atualizam recomendações de viagem, mas mantêm orientação de se evitar o Brasil

Os Estados Unidos atualizaram os protocolos de risco globais de viagens para os cidadãos norte-americanos, que estavam em vigor desde 19 de março, e orientavam evitar qualquer viagem internacional, por causa da pandemia do novo coronavírus. Agora, o Departamento de Estado do país voltou a separar as orientações por níveis, de 1 a 4, dependendo da situação em cada região. O Brasil está no nível 4, de alerta máximo, e a orientação de evitar viajar para o país permanece.

A decisão foi tomada ao se considerar “a melhoria das condições em alguns países e deterioração eventual em outros”, segundo nota da Embaixada norte-americana no Brasil. De acordo com o comunicado, a escala de recomendação de viagem é baseada não apenas em indicadores de risco sanitários, mas também crime, terrorismo, perigo de sequestro, instabilidade social e desastres naturais, entre outros. O Departamento de Estado afirma que continuará monitorando as condições de saúde e segurança no mundo, e vai manter as recomendações atualizadas.

Além do Brasil, os EUA também não recomendam que seus cidadãos viagem para boa parte da América Latina, incluindo Argentina, Bolívia, Colômbia e Peru. Já a orientação para Uruguai, Chile, Paraguai e Equador é, se for viajar, manter cuidado extra, além de se atentar para áreas com risco maior. A recomendação de evitar viajar também segue valendo para Rússia, China, Índia, boa parte do Oriente Médio, alguns países africanos e alguns estados do México. Por outro lado, o Departamento de Estado orienta que é mais seguro viajar, com cuidados extras, para a Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. O mapa completo com as orientações está no site do Departamento de Estado dos EUA. // Fonte: Jornal Estado de Minas.

Fonte: Brazilian Press